Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

A partir de 1º de julho, as sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como financeiras, poderão emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCI), título privado destinado a fornecer dinheiro para a concessão de financiamentos de imóveis. O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (8) resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição.

Em nota, o BC informou que a decisão ajuda a impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país. “O Banco Central busca proporcionar maior modernização a tais instituições, posicionando-as mais adequadamente em relação às instituições de segmentos que desempenham atividades concorrentes ou similares”, explicou o BC.

Carregando...

O Banco Central também informou que a decisão foi sugerida por consulta pública em 2024, quando a autarquia pôs em consulta a consolidação das normas das financeiras.

Instrumento usado pelos bancos para levantar recursos para o mercado imobiliário, as LCI tradicionalmente são a principal fonte de recursos para os financiamentos de mercado, sem subsídio. Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o uso da LCI para financiar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida para as famílias com renda de até R$ 12 mil por mês.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para tempestade

Brasil

Polícia de Minas procura detentos que fugiram usando alvarás falsos

Marília

Marilienses podem participar de pesquisa online sobre percepção do turismo

Brasil

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Brasil

Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul

Região

Prefeitura de Pompeia realiza manutenções e vistorias em diferentes pontos da cidade