O Santos sofreu mais um duro golpe no Campeonato Brasileiro neste domingo. Atuando na Arena Fonte Nova, o Peixe foi superado pelo Bahia por 2 a 0, em partida válida pela 21ª rodada da competição. Os gols de Luciano Juba e Lucho Rodríguez carimbaram a vitória do Tricolor de Aço, que segue em ascensão, enquanto o Alvinegro Praiano flerta perigosamente com a zona de rebaixamento sob o olhar atento de seu recém-contratado técnico, Vojvoda.
O jogo
O Bahia não demorou a mostrar sua superioridade. Com apenas 11 minutos de jogo, Luciano Juba recebeu com liberdade na intermediária e desferiu um potente chute de longa distância, sem chances para o goleiro santista, abrindo o placar e incendiando a Arena Fonte Nova.
Apesar de manter o domínio da posse de bola, o time baiano encontrou dificuldades para criar novas oportunidades claras na sequência do primeiro tempo. A melhor chance veio aos 25 minutos, com Cauly desviando um cruzamento rasteiro de Kayky para fora. O Santos, por sua vez, teve uma atuação ofensiva praticamente nula nos 45 minutos iniciais, registrando apenas uma finalização mais efetiva aos 36, em chute de Rollheiser defendido tranquilamente por Ronaldo.
Segundo tempo
O segundo tempo seguiu com o ritmo morno até que o Bahia voltou a ser letal. Aos 14 minutos, Lucho Rodríguezrecebeu um passe preciso de Everton Ribeiro, ficou cara a cara com o goleiro Brazão e finalizou com frieza na saída do arqueiro, ampliando a vantagem para 2 a 0 e consolidando a vitória tricolor.
A equipe da casa ainda teve chance de fazer o terceiro aos 37, com Tiago invadindo a área e finalizando cruzado para fora. O Santos, em contrapartida, continuou sem conseguir engrenar, produzindo muito pouco no ataque e assustando apenas aos 43 minutos, com Rollheiser pegando uma sobra na entrada da área e exigindo uma bela defesa de Ronaldo. O placar permaneceu inalterado até o apito final, confirmando mais um revés santista.
Cenário na Tabela e Presenças Ilustres
Com a derrota, o Santos permanece na delicada 15ª colocação, com 21 pontos, apenas dois acima do Vitória, que abre a zona de rebaixamento e ainda tinha um jogo a disputar na rodada. O resultado liga o alerta máximo na Vila Belmiro. Já o Bahia, com 36 pontos, dá um salto significativo e se consolida na quarta posição, entrando no grupo dos classificados para a Libertadores.
A partida teve a peculiaridade de ser comandada pelo auxiliar Matheus Bachi, após a saída de Cleber Xavier. O recém-contratado técnico santista, Vojvoda, acompanhou o jogo de um dos camarotes da Arena, observando de perto os desafios que terá pela frente. Outra presença notável foi a de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, que foi homenageado com camisas dos dois clubes e se prepara para anunciar a convocação para as Eliminatórias na próxima segunda-feira.
Próximos Confrontos
O Santos terá a chance de se recuperar no próximo domingo, quando recebe o Fluminense na Vila Belmiro, às 16h (de Brasília), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia, por sua vez, terá uma semana agitada. Primeiro, encara o Fluminense na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Fonte Nova, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. No domingo, pela Série A, visita o Mirassol às 18h30.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 SANTOS
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/08/2025
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Michael Stanislau e Mauricio Coelho Silva
VAR: Caio Max Augusto
Cartões amarelos: Ademir, Acevedo (Bahia); Rollheiser (Santos)
GOLS: Luciano Juba, aos 11 do 1ºT, e Lucho Rodríguez, aos 14 do 2ºT (Bahia)
BAHIA: Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir (Cauly), Kayky (Tiago) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni
SANTOS: Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Luisão, Luan Peres e Escobar (Escobar); João Schimdt (Hyan), Rincón, Gabriel Bontempo (Caballero), Rollheiser e Barreal; Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Matheus Bachi (interino)