Avanço do mar: Balneário Camboriú passará por nova obra para conter erosão em praia alargada

BALNEARIO CAMBORIU
BALNEARIO CAMBORIU

Uma nova obra licitada pela prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, está sendo planejada como solução para conter o avanço do mar, que já erodiu cerca de 70 metros da faixa de areia em um trecho da Praia Central.

Apesar de ter passado por uma megaobra de alargamento em 2021, o local necessitará de um novo serviço nas próximas semanas.

O engenheiro responsável pela fiscalização das obras na praia, Rubens Spernau, informou que o valor estimado para a nova construção será de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo principal é instalar tubos geotêxteis próximos à margem da praia para evitar o avanço da água. A data de início ainda não foi confirmada.

O trabalho será concentrado apenas na região da Barra Sul, localizada na ponta da praia, que tem sido afetada pelas fortes marés. O engenheiro também destacou que a perda de espaço já era esperada nessa área. Por esse motivo, durante as obras de 2021, foi realizado um reforço de areia na região.

Após a conclusão da megaobra, a área entre o início do mar e o fim da faixa de areia tinha até 180 metros na região da Barra Sul. No entanto, ao longo dos últimos dois anos, esse espaço reduziu para 110 metros. Em toda a extensão da praia, a média do aumento da faixa de areia foi de 25 para 70 metros.

A decisão de realizar essa nova obra, como enfatizou o engenheiro, teve o objetivo de evitar que outros problemas ocorressem na região, que, antes da megaobra, estava praticamente sem faixa de areia. Em dias de ressacas fortes, por exemplo, era comum que o mar invadisse a Avenida Atlântica e causasse danos à cidade.

Na mesma região onde ocorre a erosão moradores já flagraram, em novembro de 2022, o surgimento de uma espécie de ‘degrau’ próximo à margem do mar. Além disso, também ficou visível uma estrutura de concreto que pertenceu a um antigo restaurante flutuante na região.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

Rolar para cima