Ausência de vestibular, cursos mais acessíveis e o aprendizado de um novo idioma. Como é o intercâmbio na Argentina?

Divulgação

A terra do Alfajor, do Doce de Leite e do Tango é também o lugar mais procurado para os que desejam fazer um intercâmbio estudantil na América do Sul. A Argentina, concentra polos educacionais de grande prestigio e a sua capital, Buenos Aires, a Paris da América do Sul é o lugar preferido pelos estudantes.

Além de ser referência em educação superior, Buenos Aires, a cidade mais populosa da Argentina, se torna o destino mais buscado pelos estudantes, também pela boa qualidade de vida, segurança e eficiência do transporte público, além de possuir uma gastronomia famosa e o custo de vida, comparado com outras grandes capitais, ser bem acessível, assemelhando-se à São Paulo.

Dentre os cursos mais buscados, a graduação em Medicina é a mais requisitada, principalmente pela ausência de vestibular e valor mais acessível em comparação com o curso no Brasil. Em algumas oportunidades, há a possibilidade de estudar de graça através das universidades públicas do país.

De acordo com Juliana Wisnievski da Cunha, fundadora e CEO da EducAR Intercâmbios, agência que há 18 anos é voltada para a graduação de Medicina em Buenos Aires, há outros fatores quem também impulsionam o intercâmbio estudantil na Argentina. “É claro que tanto para os jovens que querem estudar na Argentina, quanto os seus pais que muitas vezes querem fazer esse investimento, a possibilidade de cursar de forma gratuita, de aprender um novo idioma também de forma imersiva através da vivência com uma nova cultura, são pontos que muitos levam em consideração na hora de escolher um plano de intercâmbio estudantil com a EducAR com um excelente custo-benefício”.

Em 2023 a QS World University Rankings, uma das principais avaliadoras no setor de intercâmbio estudantil, elegeu Buenos Aires, uma das melhores cidades estudantis, ocupando a 23ª posição em uma lista com 140 países, tornando a capital argentina a terra da educação.

Atualmente a capital abriga 5 importantes universidades de grande referência no país: Universidad de Buenos Aires – UBA, destacando-se como uma das 100 melhores do mundo; Universidade Nacional de La Plata – UNLP; Universidad Maimônides – UMAI; Fundación Hector Alejandro Barceló – FHAB e Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – UCES.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima