Atriz Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV brasileira, morre aos 94 anos

MORTE DA ATRIZ LOLITA RODRIGUES
MORTE DA ATRIZ LOLITA RODRIGUES

A renomada atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, faleceu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde residia com a filha desde 2015. Com a idade de 94 anos, Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e acabou não resistindo a uma pneumonia.

Segundo a filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, uma cerimônia de cremação restrita à família será realizada nesta segunda-feira (6).

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em março de 1929, e foi uma das pioneiras na era inicial da televisão brasileira. Ela interpretou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa inaugural da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.

A carreira artística de Lolita teve início em radionovelas e também como cantora durante a Era de Ouro do rádio no Brasil. Sua estreia como atriz ocorreu em 1957, quando desempenhou o papel de uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi, no qual cantava, dançava e tocava castanholas.

De ascendência espanhola, Lolita frequentemente interpretou personagens com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela deu vida à personagem espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Novamente, representou uma personagem espanhola em “Terra Nostra” (1999), sendo mais uma vez mãe de Claudia Raia na trama.

Em seu último papel na televisão, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela “Viver a Vida” (2009).

Lolita Rodrigues foi casada por 31 anos com Aírton Rodrigues, e juntos apresentaram por mais de duas décadas na TV Tupi o programa “Almoço com as Estrelas”, que foi responsável por apresentar ao público diversos artistas que posteriormente se consagrariam. Após a separação em 1982, a atriz raramente abordava o assunto.

Depois de se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi para prestigiar o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda residia no Sudeste. Em julho de 2015, mudou-se para a Paraíba, optando por uma aposentadoria reclusa, na companhia de sua única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e reside na capital paraibana.

Uma das últimas vezes em que o público viu Lolita foi em dezembro de 2017, quando compareceu a uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima