Alana Maldonado, Rebeca Silva e Daniel Martins, três atletas de Marília que participam da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos, a Amei, estarão representando a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade nas Paralimpíadas de Paris 2024, que começarão no próximo dia 28. Os três marilienses integram o time Brasil da competição, formado por quase 150 atletas (147 exatamente), conforme informações do Comitê Paralímpico Brasileiro. Paris, a Cidade Luz, abrigou as Olimpíadas 2024, sediará as Paralimpíadas de 28 de agosto a 8 de setembro.
As paratletas Alana Maldonado e Rebeca Silva disputarão o judô, enquanto Daniel Martins treina para conquistar mais uma medalha no atletismo. Apenas Rebeca Silva é estreante na disputa. Alana e Daniel estiveram nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 (quando Daniel conquistou ouro) e depois em Tóquio (no Japão, onde Alana também ganhou ouro), nas Olimpíadas 2020. Daniel Martins foi ouro nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro e tornou-se o 1º atleta do Brasil a conseguir este feito na classe T20 (deficiência intelectual). Já a judoca Alana Maldonado ganhou ouro em Tóquio e foi a primeira a ganhar destaque pela medalha conquistada.
O gestor da Amei, Levi Carrion, comemorou muito a convocação. “Muita emoção! Porque sabemos da luta e dedicação dos atletas para chegar nos jogos Paralímpicos e o trabalho da Amei é árduo, sério e realizado com muita competência. As pessoas precisam saber mais sobre esses jogos, dar o devido valor e Marília deve se sentir orgulhosa por fornecer ao Brasil atletas para a maior e principal competição esportiva do mundo”, afirmou Carrion.
A Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei) conta com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. “O que um dia foi angústia hoje é só alegria. Sim! Estamos em Paris! Agradeço a toda minha equipe, treinadores, equipe disciplinar, apoiadores, patrocinadores, amigos, fãs, família e ao Comitê Paralímpico Brasileiro por confiar em mim e nas meninas do judô. Representar o país é o nosso maior orgulho e estamos prontos para escrever um novo capítulo na história do Brasil e de Marília”, afirmou o medalhista de ouro no Rio de Janeiro, o atleta Daniel Martins.
Por fim, leia mais O Mariliense