A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília inauguraram a 5ª Farmácia Municipal, desta vez na zona Leste da cidade e cumpre a promessa de oferecer atendimento humanizado, acessibilidade e principalmente, o acesso a medicamentos e fraldas descartáveis às pessoas sem mobilidade, através do programa ‘Farmácia em Casa’. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm assegurados os medicamentos em casa sem nenhum custo.
A solenidade de inauguração aconteceu nesta terça-feira, dia 28 de maio de 2024, e reuniu autoridades, médicos, enfermeiras, convidados e a família do farmacêutico homenageado, ‘Luverci Pires da Silva’, que denomina a Farmácia Municipal, localizada na rua Santa Helena, nº 396, Jardim Alvorada, zona Leste.
A supervisora da assistência farmacêutica, Rosangela Campanhã da Silva, informa que a inauguração desta 5ª farmácia municipal fecha um projeto audacioso do prefeito Daniel Alonso (PL), que se empenhou para oferecer bem-estar e qualidade de vida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam dos medicamentos gratuitos e que possam ser retirados em uma das cinco unidades de existentes na cidade.
“Das Farmácias Municipais estruturadas nas zonas Norte, Sul, Centro, Oeste e agora Leste, esta é ampla, considerada a mais moderna e acessível com rampas de acesso, banheiros adaptados e toda infraestrutura necessária para atender a população de forma rápida e digna. A cartela de medicamentos é padronizada, sendo assim, o que tem aqui na unidade da zona Leste tem em todas outras farmácias, justamente para atender o fluxo diário de pessoas que varia entre 400 a 500 pessoas. Graças ao prefeito Daniel Alonso e a Secretaria Municipal de Saúde, fomos aprimorando nossos atendimentos e hoje passando a oferecer serviços diferenciados com uma equipe técnica qualificada, liderada pelo farmacêutico Adriano Melges de Figueredo”, contextualiza Rosangela Campanhã.
Medicamentos com orientação de farmacêutica
A Farmácia Municipal ‘Luverci Pires da Silva’ conta com uma equipe técnica formada por sete profissionais, todos treinados para oferecer o melhor durante o atendimento ao público que recebem informações sobre o uso correto dos medicamentos. “O nosso objetivo é humanizar cada vez mais nosso atendimento e quero parabenizar todos da equipe técnica que se dedicam em oferecer o melhor aos pacientes do SUS, inclusive os que não conseguem vir à farmácia, mas recebem seus medicamentos em casa”, agradeceu o farmacêutico Adriano Melges de Figueiredo, responsável pela Farmácia Zona Leste da Prefeitura Municipal.
Em menos de 3 anos, 5 farmácias inauguradas
O secretário municipal de Saúde, o médico Osvaldo Ferioli Pereira, enalteceu o empenho do prefeito Daniel Alonso em oferecer acesso à população aos medicamentos de forma gratuita. Segundo Ferioli, esta 5ª Farmácia Municipal inova ao oferecer também fraldas descartáveis aos pacientes do SUS que necessitam. “A inauguração de hoje é o ápice de um trabalho conjunto em benefício à população. Agradeço ainda o empenho de todos os vereadores que trabalharam junto com o prefeito para que em menos de três anos a cidade recebesse essa quinta Farmácia Municipal. Nosso trabalho ganha notoriedade quando a população recebe assistência adequada, de qualidade e humanizada. Selamos hoje mais um compromisso com os munícipes”, ressalta o secretário municipal da Saúde.
Luverci Pires da Silva
O vereador Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) ressaltou que a 5ª Farmácia Municipal recebe o nome de ‘Luverci Pires da Silva’ como honrosa homenagem ao farmacêutico que dedicou sua vida para atender e salvar vidas, da mesma forma que um médico se empenha aos seus pacientes na busca pela cura. “A homenagem vem somar a este feito do prefeito Daniel Alonso que passa a oferecer a população mais uma instalação moderna onde as pessoas possam retirar seus medicamentos para manter a qualidade de vida e a saúde em dia. Um momento muito importante e que reúne a família do nosso saudoso Luverci Pires da Silva, figura amiga. Um momento que estamos nos dedicando a um bem comum e que fará muito bem a todos de Marília”, ressaltou o vereador.
Nascido na cidade de Pompéia no ano de 1952, Luverci Pires da Silva era filho de Antenor Pires da Silva e Rosária Cabeça da Silva. Casou-se com a senhora Cleusa de Souza da Silva, com quem teve os filhos Ana Paula de Souza da Silva, André Luís Pires da Silva e Fernanda de Souza da Silva. Desde os 15 anos de idade trabalhou no ramo farmacêutico e foi proprietário da Farmácia Drogaluver, localizada na avenida João Ramalho, zona Sul de Marília. Residiu por muitos anos na rua Setembrino Cardoso Maciel, no bairro Fragata. Infelizmente, seu Luverci faleceu em 19 de abril de 2023, mas as filhas dele junto com suas famílias estiveram na inauguração e receberam a homenagem
A população merece!
O vereador Elio Ajeka (PP) presente na solenidade de inauguração da Farmácia Municipal ‘Luverci Pires da Silva’, ressaltou que “a população que tanto necessita de atenção, medicamentos gratuitos para manter a qualidade de vida, merece mais essa farmácia que tem o mesmo objetivo de todas as outras, oferecer atendimento humanizado, orientação técnica com qualidade. Que outras farmácias municipais sejam inauguradas na cidade. Parabéns ao prefeito Daniel Alonso e ao Secretário Municipal de Saúde pela iniciativa que vem de encontro com as expectativas e necessidades da população carente da cidade”, afirmou.
Farmácia bem localizada para o acesso de todos
O vice-prefeito de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL) parabenizou toda equipe técnica da nova Farmácia Municipal de Marília, sobretudo o feito do prefeito Daniel Alonso, por cumprir o compromisso de oferecer aos pacientes do SUS acesso aos medicamentos, inclusive, aos que não conseguem a retirada pessoalmente.
“Além de humanizar o atendimento e oferecer Farmácias Municipais em cinco regiões da cidade, os pacientes que por algum motivo não podem ir pessoalmente às farmácias, também são atendidos com a mesma qualidade através do programa ‘Farmácia em Casa’. Em nome do prefeito quero parabenizar a todos pelo empenho e dedicação aos que necessitam de cuidados e atenção. Não é por acaso que Marília foi apontada como as 50 Cidades do Brasil em Qualidade de Vida e ganhou o 1º lugar em Responsabilidade Social. Justamente por feitos como este do prefeito Daniel e sua equipe de secretários. Esta 5ª Farmácia Municipal consagra um trabalho sério e voltado aos carentes e que precisam do foco do Poder Público Municipal para terem qualidade de vida”, ressalta o vice- prefeito.
A 1ª no atendimento
A dona de casa Ivonilce Diogo dos Santos, de 65 anos, moradora no Jardim Alvorada, zona Leste, foi a primeira a ser atendida na farmácia recém inaugurada. “Não via a hora de ser atendida aqui perto da minha casa, onde mora há mais de 40 anos. Estava ansiosa para essa inauguração. Vim com a receita para pegar medicamentos que controlam a minha hipertensão e me surpreendi com a infraestrutura ampla e moderna. Antes retirava os remédios na Farmácia Central, mas agora tem uma aqui do lado da minha casa e isso me deixa tranquila. Uma benção que só temos que agradecer”, afirmou.
Por fim, leia mais O Mariliense