O Comitê de Enfrentamento às Arboviroses se reuniu na manhã desta quinta-feira (dia 8 de janeiro), na sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, para apresentação das ações realizadas durante o ano passado e também para definir o planejamento de atividades para 2026.
A reunião técnica, que foi coordenada pela secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, contou com as presenças de representantes dos setores de Vigilância do município; da Atenção Primária à Saúde (APS); do COMUS (Conselho Municipal da Saúde); da área de gestão e comunicação; e da Secretaria Municipal da Educação.
“Graças ao empenho das nossas equipes de trabalho, nós já conseguimos reduzir drasticamente os números de notificações para casos positivos de dengue no município. Estamos em estado de alerta verde, que é um bom sinal de controle. Mas, temos que dar continuidade nas ações de combate ao Aedes Aegypti e evitar a proliferação de doenças”, comentou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Durante o encontro, a enfermeira chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, fez a apresentação do balanço das atividades promovidas durante o ano de 2025. Entre as ações que se destacaram estão: a abertura dos polos de hidratação (Central e Regional), com mais de 50 mil atendimentos registrados; a elaboração e apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento das Arboviroses; a revisão e apresentação do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses; e a revisão dos componentes da Sala de Situação das Arboviroses e do Comitê de Enfrentamento.
Forte redução – De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, na primeira semana de janeiro foram registradas 57 notificações de casos suspeitos de dengue na cidade. No mesmo período do ano passado, houve um total de 393 notificações. O que caracteriza uma forte redução de mais de 85% no número de notificações.
“Até o momento, não tivemos nenhum caso positivo confirmado de dengue. Estamos constatando um período de baixa transmissão da doença, que é uma tendência nacional. E esperamos continuar assim nos próximos meses”, finalizou Suellen Crepaldi
Fotos: Divulgação