O ano de 2023 será marcado pelos feriados prolongados: são nove no total. Ou seja, é hora de aproveitar. O Carnaval já passou e agora o calendário começou oficialmente, com o início do ano letivo e as rotinas de trabalho a todo vapor. Mas em breve ainda virão muitos outros momentos de folga, que permitirão bons descansos e viagens incríveis. Com todos esses feriados se aproximando, é necessário planejamento para curtir da melhor maneira possível.
Apenas três folgas nacionais caem nas quintas-feiras, então, vale negociar as dispensas nas sextas subsequentes, se for o caso. Somente um dos feriados será numa quarta-feira, quando é mais difícil emendar o final de semana. Portanto, passeios bate-volta são boas opções para desfrutar a folguinha isolada.
Outro ponto importante é saber preparar as malas de forma prática e organizada. Atente-se às dicas para não se esquecer de nada e garantir experiências incríveis. Uma boa estratégia é montar uma lista das coisas que não podem faltar, levando em consideração os diversos cenários e as possibilidades de destinos. Em 2023, há feriados em todas as estações, o que permite roteiros com diferentes perfis, climas e paisagens.
Se está planejando pegar uma praia, por exemplo, alguns itens são indispensáveis: roupas de banho, óculos de sol, protetor solar, chapéu e toalha. Para quem pretende curtir o turismo ecológico, com atividades como trilhas, escaladas e longas caminhadas, é imprescindível ter à mão garrafa de água, boné, tênis apropriados e roupas confortáveis. Já no caso de viagens para lugares aconchegantes no inverno, é recomendável levar casacos grossos, jaquetas, gorro e cachecol para se proteger bem.
Trata-se apenas de algumas dicas, mas as possibilidades são infinitas. O importante é se programar com antecedência para aproveitar as aventuras. Então, confira a seguir as datas dos feriados previstos no calendário para organizar as próximas viagens com tranquilidade.
Lista de feriados nacionais de 2023:
Paixão de Cristo – 7 de abril (sexta-feira);
Tiradentes – 21 de abril (sexta-feira);
Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio (segunda-feira);
Corpus Christi – 8 de junho (quinta-feira);
Independência do Brasil – 7 de setembro (quinta-feira);
Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (quinta-feira);
Finados – 2 de novembro (quinta-feira);
Proclamação da República – 15 de novembro (quarta-feira);
Natal – 25 de dezembro (segunda-feira).
Por fim, leia mais O Mariliense