Após levar e elevar o nome de Marília mundo afora, tendo conquistado o título de bicampeão mundial de karatê, Dr. Renato Augusto da Silva passou a lutar também pela valorização dos profissionais da saúde e da educação.
Formado em Fisioterapia pela Unimar (Universidade de Marília), trabalhou nas áreas de ortopedia e traumatologia desportiva, além de ter se especializado na área de neuro-reabilitação adulta.
Logo após a conclusão do curso enfrentou as dificuldades que são comuns a todo recém-formado, atuando por três meses no sistema Home Care. Em seguida alugou sua primeira sala e na sequência começou a atuar em clínica própria, sendo proprietário da Clínica Bem Estar durante muitos anos, considerada uma das mais equipadas da cidade, permanecendo durante 18 anos no mercado.
Em razão da sua luta em prol da categoria, Dr. Renato foi convidado para ser o delegado do Crefito 3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo), englobando 106 cidades da região, tendo ocupado o cargo por sete anos.
Fez parte também do Comus (Conselho Municipal da Saúde), onde pôde aprender mais sobre as políticas públicas e a se interessar pela política, com o objetivo de defender os profissionais da saúde, como no caso do Ato Médico, lutando pela inclusão do fisioterapeuta na Equipe Multidisciplinar.
´O Ato Médico veio para tentar derrubar todos dos profissionais da área da saúde, colocando os médicos acima de todos. A minha luta foi para que o Ato Médico não fosse aprovado no Congresso, já que dentro da Equipe Multidisciplinar todos os profissionais têm sua importância. E um dos meus compromissos como vereador em Marília será lutar intensamente pela valorização de todos os profissionais da saúde e da educação, pois não há profissionais da saúde sem o professor, que é fundamental para que as pessoas se tornem profissionais da saúde, assim como todas as áreas dependem do professor. Por isso precisamos melhorar as condições de trabalho dos professores, desde Emeis, Emefs, rede estadual, até o ensino superior; bem como de todos os profissionais da saúde. Todos eles são fundamentais para que o cidadão tenha uma qualidade de vida cada vez melhor´, afirmou Dr. Renato.
Por fim, leia mais O Mariliense