Localizada na rua Japão, nº 380, no Jóquei Clube, zona Sul de Marília, a Unidade da Saúde da Família (USF) que integra a estratégia de atendimento do Programa da Família, terá nova construtora para reforma e melhorias. Após a desistência da empresa WAG-X (com sede em São Paulo e filial em Ribeirão Preto), a Prefeitura de Marília convocou a construtora 2ª colocada para continuidade das obras. Embora em reforma, a equipe da USF continuou o atendimento às famílias do bairro, sendo apenas transferida para o posto vizinho Três Lagos a referência física de atendimento. Dentro da Saúde da Família, amparos primordiais acontecem nas casas, com médicos e equipe multidisciplinar realizando consultas nos lares.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, alegando falta de logística na cidade, a empresa WAG – X – com sede em São Paulo e filial em Ribeirão Preto – não concluiu as obras e solicitou rescisão contratual de forma amigável, entretanto não formalizou o motivo real do abandono nas obras. “Contudo, para que o prédio não fique abandonado e todo o trabalho já realizado não seja destruído, a empresa Terra Plan, de Marília, assumiu o cronograma após acordo com as Secretarias Municipal de Obras e Limpeza Pública e Serviços. Desta forma, as obras serão retomadas a partir da próxima semana”, explicou a supervisora de projetos da Secretaria de Saúde, Patrícia Cristina Rodrigues.
Os moradores do bairro Jóquei Clube e região não estão sem atendimento médico porque a menos de três quilômetros de distância da USF Jóquei Clube existem outras duas: a do bairro Damasco-Três Lagos e a do Jardim Marajó, em pleno funcionamento. Ambas estão com equipes médicas reforçadas. “A população, em especial, mulheres grávidas, idosos e crianças estão recebendo todo o cuidado da rede básica de saúde. Inclusive, com oferta de vacinas, atendimento odontológico e consultas médicas. Estamos resolvendo todas as questões burocráticas para que tão logo a UBS Joquei Clube volte a funcionar em seu endereço físico. Entretanto, ressalto que o trabalho das equipes daquela unidade seguem normalmente, em plena ação”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Gallo Jorge Esteves.
Por fim, leia mais O Mariliense