Na última quarta-feira, 5 de novembro, os alunos do curso de Turismo Rural promoveram um delicioso almoço para convidados, como parte da apresentação do Módulo 9 do curso, dedicado à gastronomia típica.
Atualmente em sua 5ª edição em Marília, o curso teve início em fevereiro e será concluído no final de novembro. O Programa Turismo Rural é uma iniciativa voltada a produtores e trabalhadores rurais, seus familiares e demais interessados em atuar no setor, oferecendo capacitação para transformar propriedades rurais em destinos turísticos sustentáveis e rentáveis.
A edição de 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Pompeia, FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O almoço foi realizado na acolhedora Chácara Sagrado Coração de Jesus, anfitriã do curso.
O almoço teve como objetivo integrar teoria e prática, colocando os alunos na experiência real de receber turistas em suas propriedades. Sob a orientação da instrutora do SENAR, Graziela Greco, os participantes foram responsáveis por todo o processo: preparo dos pratos, organização do espaço receptivo, montagem dos arranjos de mesa e atendimento aos convidados.
O cardápio encantou os presentes com sabores autênticos do interior: costela fogo de chão, farofa, ar


O evento também contou com duas participações virtuais especiais: o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o presidente do sistema FAESP/SENAR, Tirso Meirelles, enviaram vídeos com mensagens direcionadas aos alunos, destacando a importância do curso e o potencial do turismo rural na região de Marília.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, também destacou a relevância do programa: “É um curso completo, que capacita produtores a diversificar suas fontes de renda e transformar suas propriedades em destinos turísticos. Além de gerar oportunidades, valoriza a cultura, a história e o meio ambiente rural. Marília e região têm muito potencial, e nós apoiamos todas as iniciativas que promovem capacitação e desenvolvimento.”
Já o presidente do Comtur, Ivan Evangelista Junior, elogiou o trabalho dos alunos: “O módulo de gastronomia típica foi coroado de pleno sucesso e muito sabor do interior. As falas do secretário Roberto de Lucena e do presidente Tirso Meirelles destacam Marília no cenário nacional. Parabéns aos organizadores e participantes”.
Fotos: Alf Ribeiro