Adiada o início da nebulização para esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, após fortes chuvas na cidade

A nebulização com o equipamento acoplado a veículo – conhecido pela sigla NAV – que estava programada para iniciar em Marília na noite desta terça-feira, dia 20 de fevereiro de 2024, precisou ser adiada devido a forte chuva que atingiu a cidade no momento em que o trabalho seria realizado. O serviço será realizado pela Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde, com insumos e acompanhamento do Governo do Estado de São Paulo, às 19h30 desta quarta-feira, dia 21.

A transferência foi adotada para não comprometer o efeito do produto, mas pode haver nova alteração caso a cidade seja atingida novamente pela chuva ou ventos durante o período da noite. Se isso acontecer, todo o serviço será reprogramado para a próxima semana, a partir de segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

“O inseticida precisa permanecer no ar por pelo menos 30 minutos para ser espalhado e atingir a todo o imóvel, matando os mosquitos que tiverem contato com essa névoa. Com a chuva, as partículas do veneno ficam mais pesadas e caem ao chão logo após serem nebulizadas. Além disso, com a chuva não dá para manter janelas e portas abertas para que a nebulização atinja os ambientes da casa onde o mosquito fica escondido”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Funai.

Áreas atendidas

Se tudo correr bem, sem chuva e vento, a primeira atendida, de cor roxa (ver no mapa), nesta quarta-feira, dia 21, compreende o Prolongamento do Palmital. Na continuidade, no dia 22 (também a partir das 19h30), a área verde (ver no mapa) receberá a NAV, no combate à dengue na região do bairro Jânio Quadros. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito e terá o serviço no dia 23 (a partir das 19h30).

“Optamos trabalhar essas três áreas sequencialmente pois são áreas conectadas e para termos maior eficiência no combate ao vetor. Desta maneira, se a chuva atrapalhar hoje, não seria possível concluir toda a programação nos outros dias. Sem contar que, infelizmente, há previsão de chuva para toda a semana”, contou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Funai.

Programação e orientação

Essas três áreas programadas receberão quatro ciclos de nebulização, assim, o serviço deve ser concluído dentro de quatro semanas. A NAV deve circular entre as ruas a partir das 19h30. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília solicitou a nebulização para outras áreas da cidade e aguarda uma posição do Estado para agendar o reforço do combate à dengue em outros bairros.

As orientações são para que os moradores abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos. É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima