Uma nova unidade de Ecoponto para coleta seletiva foi instalada nesta terça-feira, dia 8 de junho, no Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, com acesso pela rua Clemente Ferreira, na zona leste da cidade.
O ecoponto tem por objetivo, além de coletar os materiais recicláveis, promover a Educação Ambiental sobre o tema entre os alunos da instituição e moradores próximos.
Seguindo o cronograma de instalação de Ecopontos para coleta seletiva em Marília, a Cooperativa EcoEstação inaugurou essa nova unidade para captação de materiais diversos, visando promover a sustentabilidade sobre o tema em nosso município.
Na ocasião, fizeram-se presentes os diretores Gilson Jorge da Silva, Mauro José Alves, Domingos Gines Sabbatini, funcionários e alunos do Educandário; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; a Polícia Militar Ambiental, representada pelo tenente Cleber Rodrigues Ventrone; a Prefeitura de Marília, através do Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite; e o responsável pela Educação Ambiental no município, Wilson Hakamada; Projeto Plantas e Peixes, através do coordenador Carlos Eduardo dos Santos (Coelho da Aquaponia) e a família de Ademar Aparecido de Jesus, responsável pelo sucesso operacional do projeto EcoEstação, dentre outros convidados.
As autoridades palestraram aos alunos sobre a importância em preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade através da reciclagem e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.
Para Wilson Hakamada, a extensão do projeto demonstra o grande apoio da população nos demais ecopontos instalados, o que reflete diretamente na educação ambiental em Marília, permitindo que a Cooperativa EcoEstação amplie suas unidades, alcançando todos os bairros do município.
“A instalação da primeira unidade na rua 9 de Julho objetivava avaliar a participação popular. A aceitação foi grande e hoje estamos instalando a sexta unidade em Marília em apenas três meses desde o início do projeto, com diversos pontos aguardando a produção de novas unidades para instalação. O cidadão mariliense é muito participativo e sabedor de suas responsabilidades junto à sociedade, entendendo bem a ideia sobre a realização do descarte ambientalmente correto dos materiais recicláveis, mas principalmente da inclusão social que este trabalho representa aos catadores da cidade”, afirmou Wilson.
Ele disse que o objetivo é instalar 100 unidades no município. “A nossa meta é esta. Queremos instalar, ao menos, 100 unidades pela cidade, nas principais ruas e avenidas de grandes fluxos, e em locais educacionais, que permitam o aprendizado de forma prática aos alunos e vizinhos envolvidos. É um princípio de trabalho que, aos poucos, vai destacando Marília entre as cidades que dão a destinação ambientalmente correta a seus resíduos, promovendo assim a sustentabilidade.”
A instalação desta unidade no Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal segue o cronograma de ações ambientais realizadas no mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que outras unidades serão inauguradas neste mês, contemplando as demais regiões da cidade.
Dúvidas, orientações, sugestões e agendamentos para coleta seletiva do Projeto Eco Estação poderão ser obtidos através dos telefones (14) 99671-4562, 99777-0288 e 99862-1664.
Por fim, leia mais O Mariliense