Atividade econômica cresce 1,7% em fevereiro, diz BC

A atividade econômica registrou crescimento, em fevereiro, pelo décimo mês consecutivo. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (19) pelo Banco Central (BC).

Em fevereiro, o índice apresentou alta de 1,7% na comparação com janeiro, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em relação a fevereiro de 2020, a expansão ficou em 0,98% (sem ajustes).

No primeiro bimestre comparado ao mesmo período de 2019, foi registrado crescimento de 0,23%. Em 12 meses terminados em fevereiro de 2021, houve retração de 4,02%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Mas o indicador oficial, com metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Brasil

Caminhos da Reportagem volta a Mariana dez anos após tragédia

Brasil

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em projetos habitacionais

Marília

Mutirão de zeladoria “Cuidado por todos os bairros” tem início pelo Cecap Aeroporto e Novo Horizonte

Brasil

Petrobras aprova plano de demissão voluntária para até 1,1 mil pessoas

Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil