Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

Um fenômeno inusitado foi capturado pelo sonda robô Perseverance, da agência aeroespacial norte-americana Nasa, que explora desde fevereiro o solo marciano. Uma foto tirada pela Perseverance mostra um arco-íris no céu do planeta vermelho – algo considerado impossível, já que o fenômeno ocorre por causa da refração da luz solar nas partículas de água suspensas na atmosfera. Como Marte possui uma atmosfera fina e gelada, não há possibilidade de haver água em estado líquido circulando livremente pelo ar.

Após ganhar repercussão em redes sociais, a foto publicada pela Nasa teve que ser elucidada. O perfil da sonda exploradora no Twitter frustrou teorias conspiratórias que tentavam explicar o fenômeno de forma não científica.

Carregando...
Carregando...

Segundo pesquisadores da Nasa, o fenômeno registrado não era exatamente um arco-íris, e sim um reflexo de lente muito comum, o lens flare. Esse fenômeno ocorre quando a luz bate diretamente sobre uma lente de câmera em um ângulo oblíquo e se espalha pela superfície de vidro, o que causa o registro de uma luz brilhante, geralmente em forma de gota ou círculos.

A imagem foi capturada pela câmera traseira da sonda, que serve para identificar possíveis perigos na rota de movimentação do veículo. Essa câmera, chamada HazCam, faz parte do sistema autônomo de movimentação da Perseverance.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Operação Cata Treco inicia nova etapa a partir de 17 de novembro em seis bairros de Marília

Brasil

Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em setembro

Marília

Judoca de Marília conquista o terceiro lugar em competição nacional em Blumenau-SC

Brasil

Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro

Marília

Abre e Fecha: Prefeitura define funcionamento dos serviços municipais para o feriado de 20 de novembro e o ponto facultativo do dia 21

Brasil

Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais