Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista aborda 5G, segurança de dados e tecnologias nos serviços públicos

Centro-Oeste Paulista

Prefeitos e gestores de quase 60 Prefeituras participaram, na manhã de ontem (6), de encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de tecnologias que melhorem a prestação dos serviços públicos nas cidades do Centro-Oeste Paulista – Marília foi representada pelo secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto.

“Para nós da Rede Cidade Digital é importantíssimo trazer informações cada vez mais diferenciadas e conhecimentos, a fim de contribuir com os municípios para que executem as suas políticas públicas e se inspirem em modelos que estão dando tão certo em algumas cidades como Ourinhos, Marília e Assis”, disse o diretor da RCD, José Marinho, sobre os casos de sucesso apresentados no Webinar das Cidades Digitais da região.

Um dos pontos que devem melhorar a oferta de conectividade nos municípios, segundo o coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Fernandes Solino, será a implantação do 5G, já que a Portaria 418/2020 inclui, entre os compromissos para as empresas vencedoras, o investimento e disponibilização, por exemplo, de internet 4G em localidades rurais desassistidas, com população superior 600 habitantes.

“Isso representa um grande avanço para os municípios porque a conectividade vai ser muito mais presente na vida das pessoas. O 5G vai nos possibilitar o desenvolvimento pleno da internet das coisas. E os municípios que não estiverem preparados para receber essa infraestrutura infelizmente vão acabar ficando para trás”, alerta o representante do MCom no encontro.

“E também vai se estimular a implantação de rede transporte em fibra para os municípios que ainda não tem essa infraestrutura”.

Segundo Solino, o edital da Anatel traz a necessidade dos municípios se adequarem à Lei Geral das Antenas (13.116/2015). “Tem muita legislação municipal que ainda não se adaptou a isso”, argumenta – confira os detalhes sobre as obrigações dos municípios em relação à Lei Geral das Antenas no Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista.

Outro ponto que as Prefeituras devem dar atenção é a segurança da informação nas cidades inteligentes, conforme ressalta o secretário de TI da Prefeitura de Marília, Eduardo Yamamoto. Com a explosão de ataques cibernéticos durante a pandemia no país, ele lembra que os prejuízos vão desde serviços paralisados a perdas financeiras.

“É uma preocupação como os municípios tratam os dados de munícipes”, argumenta. “Hoje a gente possui semáforos e câmeras controlados por um CCO. Se as cidades não utilizarem a segurança em primeiro lugar, ela realmente pode entrar em colapso”, disse Yamamoto.

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, também lembrou a importância do uso da tecnologia para comunicação com a população. “Hoje a população acaba sofrendo muito por não ter um local adequado e seguro de buscar a informação correta e verdadeira. Então nós precisamos ter, os órgãos públicos, principalmente, ativos em todas as redes sociais para ter essa proximidade com a população de maneira geral”, afirmou o prefeito.

O Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, ClipEscola, AX4B, Fibra Óptica Rio Preto e Gov18.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Fazendeiro da região é multado em R$ 1,2 milhão por provocar incêndio

Brasil

Dia Mundial do Turismo: descubra as atrações no estado de SP

Região

Pompeia recebe Selo Bronze do Programa Facilita São Paulo, por atuação em prol dos negócios

Marília

PROCON Marília suspende atendimento ao público para mudança de endereço

Variedades

Xsports estreia transmissões no YouTube com Racing x River e aposta em expansão digital

Região

Carreta do Museu Catavento chega a Pompeia com experiências científicas e oficinas gratuitas