Mulher Empreendedora: Associação Comercial promove debate virtual

MULHER
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Dentro das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 08 de Março, a Associação Comercial e Industrial de Marília promoverá um debate com as integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora, com diversos assuntos relacionados ao envolvimento feminino na classe produtiva.  O debate é nesta quinta-feira, dia 25, das 18h20 as 19h50, com transmissão pelo YouTube.

“Anualmente realizamos um evento desta natureza e esse ano o foco principal é a atitude feminina no empreendedorismo”, destacou o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, satisfeito com a performance do grupo mariliense que tem tido uma ação destacada e concentrada nesta época de quarentena. “Mulheres interessantes que apresentarão argumentos consistentes da presença da mulher no mundo empresarial”, disse o dirigente ansioso pelo encontro que vem sendo organizado há meses e com presença de empreendedoras destacadas.

Na programação constam os seguintes temas para exposição: “A beleza oculta nas personas femininas”, com Ana Lívia; “Mulheres que fazem história”, com Ilma Aires de Lucena; “Mulher: A vida como ela é”, com Havana Martins; “O malabarismo da mulher entre os diversos papéis”, com Fernanda Serva e “Protagonismo feminino em tempos de pandemia”, com Ana Claudia Badra e Ana Lívia. Haverá apresentação musical com a cantora Dani Mariah, entre outras atividades, inclusive um sorteio com as pessoas que tiverem acompanhando a transmissão pela Internet.

“Inclusive, teremos dentro da apresentação da Fernanda Serva, duas exposições relacionadas ao tema com a Simone Souza e a Mariana Pompeo”, disse Maria Cristina Silva, atual coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Industrial de Marília, quando elas apresentarão os tema: “Fiel aos princípios, sem perder a essência” e Adversidade de ser mulher”, respectivamente.

MULHERES EM ATENÇÃO

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a pandemia de Covid-19 reduziu a proporção de mulheres no empreendedorismo. De acordo com o levantamento, no terceiro trimestre de 2020 havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%).

Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores, o que representou perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio entre um ano e outro. A principal explicação para esse resultado foi a necessidade de as mulheres se dedicarem mais às tarefas domésticas durante a pandemia, um reflexo do machismo estrutural na sociedade.

“Na crise, cuidados com idosos e crianças foram muito mais necessários. Primeiro, porque as crianças estavam fora das escolas e, segundo, os idosos estavam demandando mais cuidados por serem grupo de risco para a Covid. Por motivos culturais, essas tarefas sempre recaem muito mais sobre a mulher. O que era precário ficou muito pior”, diz Renata Malheiros, coordenadora nacional do Projeto Sebrae Delas, que fortalece o empreendedorismo feminino.

Quem quiser participar do evento virtual produzido pelo Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Industrial de Marília, deve acessar pela internet o canal de transmissão do YouTube, através do endereço eletrônico, da página da entidade no canal:  https://www.youtube.com/channel/UCU0GTJOZh73KP3Yn1tec5HQ. É gratuito e aberto para qualquer interessado.

 

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Fonte: Comunicação ACIM

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