Coluna: A dor da Saudade

Historicamente o dia de finados nos faz refletir sobre nossos entes queridos que já se foram. Cada pessoa faz o seu ritual particular nessa data, trazendo à memória, lembranças dos seus antepassados e de pessoas muito queridas. Sim, apesar de não precisarmos de uma data específica para lembrarmos de pessoas especiais e importantes na nossa vida, acabamos sendo levados a lembrar de forma mais vívida nessa data.

Então, hoje, quero falar com você desses dois pontos importantes na nossa trajetória. A vida e a morte.

A morte continua sendo um tabu pra muitas pessoas. Algo que, por vezes, queremos manter uma distância grande, talvez pelo medo da perda, medo do desconhecido, medo do amanhã, medos e medos. Mas, falar de morte é falar de vida. Não conseguimos falar de vida se não falarmos da morte.

A morte é um momento da vida de todos nós. Todos nós a experimentaremos de alguma forma. Todos nós somos findáveis, apesar de a contemporaneidade, em algumas situações, não considerar muito esse aspecto.

Falar de vida é falar de morte. Falar que precisamos olhar pra nossa vida entendendo e usufruindo como ciclo findável e terminável. Entender que precisamos considerar de forma responsável, que o amanhã que tanto planejamos e “achamos” que temos o controle, pode não chegar. Então, como você está vivendo a sua vida?

Falar de morte é falar de vida. O momento da morte nos faz refletir como estamos vivendo a nossa vida. E percebo que muitos de nós vivemos a nossa vida de forma inconsequente, consumista e dando importância ao que é transitório e circunstancial.

Morte e Vida. E como não falar da Morte EM Vida?

A morte em vida está presente em muitas pessoas na nossa sociedade. Será que você tem a experimentado? Estar vivo, mas com muitos sonhos, projetos, relacionamentos e sua própria visão de vida pessoal, de alguma forma, SEM VIDA.

Que eu e você possamos aproveitar esse momento de reflexão, de contato com a morte, para olharmos para nossa VIDA.

Grande beijo pra vocês.

Drª Ana Gláucia Lima CRP 06/119519 – Redes sociais @psicologaanaglaucialima e Whatsapp 14 99746 – 4490.

 

Por fim, leia mais O Mariilense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Sucesso absoluto, 1º Festival do Café de Marília supera expectativas na histórica Fazenda Cascata

Brasil

BC muda regras para acabar com contas bancárias fraudulentas

Esportes

Ancelotti surpreende com convocação e novas caras para amistosos

Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Turismo

CVC reúne franqueados em live e dá início à CVC Friday 2025 com ofertas exclusivas e novas estratégias

Brasil

Caminhos da Reportagem volta a Mariana dez anos após tragédia