O pompeense deve ficar atento com a dengue. Até a quarta-feira (11), de acordo com o Painel Estatístico do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), o Município tem 9 casos confirmados em 2026.
Este período compreende as cinco primeiras semanas epidemiológicas do ano. Em 2025, na mesma época, Pompeia contava com 109 casos, ou seja, 100 a mais.
Dicas para prevenir a doença
1.Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3.Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4.Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
5.Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.