O Corinthians teve uma estreia amarga no Campeonato Brasileiro, sofrendo uma virada por 2 a 1 para o Bahia na noite desta quarta-feira, em partida disputada na Vila Belmiro. O resultado negativo, com gols de Jean Lucas e Willian José (de pênalti) para os visitantes, ofuscou o gol inicial de Yuri Alberto para o Timão, e serve de alerta para a equipe alvinegra às vésperas da decisão da Supercopa do Brasil contra o Flamengo.
Com a derrota em casa, o Corinthians ocupa provisoriamente a 16ª posição na tabela do Brasileirão. Já o Bahia, com os três pontos conquistados, inicia sua jornada na competição em um promissor quarto lugar.
O jogo
O Corinthians parecia ter engrenado rapidamente. Em sua primeira chegada efetiva ao ataque, Memphis Depay e Rodrigo Garro orquestraram uma bela jogada que culminou com um passe preciso para Breno Bidon. O meio-campista não perdoou, tocando na saída do goleiro Ronaldo e abrindo o placar para a euforia da torcida.
A equipe alvinegra quase ampliou logo em seguida, com Memphis Depay servindo Yuri Alberto, que, livre na área, finalizou para fora. Um segundo gol de Yuri Alberto foi anulado por impedimento, o que poderia ter mudado a história do jogo.
No entanto, o ritmo do Timão caiu, e o Bahia aproveitou para reagir. Aos 31 minutos, Juba avançou pela esquerda e inverteu para Gilberto, que rolou para Jean Lucas. O volante chegou de trás e acertou um chute colocado, no ângulo, empatando a partida. A virada tricolor não demorou. Aos 43, Ademir teve uma chance clara, parando em defesa de Hugo Souza. No rebote, o atacante foi derrubado pelo goleiro na área, e o pênalti foi marcado. Willian José cobrou com precisão, virando o placar para o Bahia.
Segundo tempo
O Corinthians retornou do intervalo com maior intensidade, buscando a recuperação. Aos sete minutos, Garro arriscou de fora da área após triangulação com Memphis e Yuri Alberto, mas Ronaldo fez uma boa defesa. O empate parecia próximo novamente aos 15, quando Memphis teve uma sobra na pequena área, mas o goleiro do Bahia realizou uma defesa à queima-roupa. Na sequência do lance, Breno Bidon chutou forte, acertando o travessão.
Nos minutos finais, o Bahia ficou com um jogador a menos após a expulsão de Michel Araújo. Apesar da vantagem numérica, o Corinthians não conseguiu converter a pressão em gol e amargou a derrota em sua estreia no campeonato nacional.
Próximos desafios
Corinthians agora se volta para a tão aguardada decisão da Supercopa do Brasil, onde enfrentará o Flamengo no próximo domingo, 1º de fevereiro, às 16h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Bahia retornará para casa para enfrentar o Porto-BA pelo Campeonato Baiano, no mesmo domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Corinthians 1 x 2 Bahia