IPVA começa a vencer dia 12 de janeiro

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Econômico, informa que inicia dia 12 de janeiro o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2026.
 
Já está disponível a consulta dos valores e opções pagamento de IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx.
 
Formas de pagamento
 
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou através do Pix que é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/pix.aspx), o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.
 
Para o proprietário que pagar o imposto em cota única com desconto de 3%, o prazo

Carregando...
até o dia 12 de janeiro para veículos com placas final 1, indo até o dia 23 de janeiro, para placas com final 0. Em caso de parcelamento do IPVA em 5 vezes, essa data também é o limite para pagamento da primeira parcela.
 
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Embora seja de competência estadual, a arrecadação desse imposto reflete diretamente no orçamento municipal, uma vez que 50% do valor do IPVA pago pelos proprietários retornam para o município onde o veículo está registrado. “Isso significa que, quando um carro está licenciado em outra cidade ou Estado, Marília deixa de receber esses recursos, que poderiam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, segurança, trânsito e obras de infraestrutura”, ressaltou o secretário municipal de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

13º BAEP recaptura foragido do sistema prisional durante patrulhamento em Bauru

Região

Em reunião com equipe, prefeito Diogo anuncia plano de estruturação e ajuste fiscal e financeiro

Marília

Em nota oficial, Prefeitura de Marília esclarece pagamento de salários e 13º de funcionários da GF

Brasil

B3 realiza 75 leilões em 2025 e alcança marca histórica

Brasil

Master: tribunal analisa recurso do Banco Central sobre inspeção

Brasil

Desembarque de estrangeiros em São Paulo cresce 21% em 2025