Marília participa da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

O município de Marília participou entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília/DF, da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI). O evento consolidou avanços e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população idosa no Brasil. Em plenária final, delegadas e delegados aprovaram o conjunto das 15 propostas prioritárias que orientarão a agenda nacional de políticas para o envelhecimento nos próximos anos e vão compor o documento final da Conferência.

Durante os quatro dias de debate, a 6ª CONADIPI reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e pessoas idosas de todas as regiões do país sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Carregando...

Marília foi representada pela delegada eleita do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília) e integrante da sociedade civil, Maria Angélica Galiote Silva, que levou as propostas da etapa estadual para a nacional, contribuindo para a formulação de novas diretrizes das políticas públicas dos Direitos da Pessoa Idosa.

O encontro fez parte de um processo conferencial que, desde o início do ano, mobilizou pessoas em quase 2,6 mil etapas municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e livres. Ao todo, foram elaboradas 90 propostas pelos Grupos de Trabalho (GTs), organizadas em cinco Eixos que refletiam o compromisso com a promoção dos direitos das pessoas idosas a partir da perspectiva das múltiplas velhices, reconhecendo desigualdades históricas e a diversidade de trajetórias marcadas por identidades de gênero, raça, etnia, território, deficiência, orientação sexual e classe social.

Propostas priorizadas e aprovadas

Todos os Eixos foram contemplados pelas propostas priorizadas e aprovadas na Conferência. Financiamento de políticas públicas; fortalecimento para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral; proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Estado brasileiro foram os temas debatidos por delegadas e delegados de todas as regiões do país.

As propostas prioritárias aprovadas também trataram das seguintes temáticas: Fundos municipais, estaduais e nacional da pessoa idosa; Financiamento de políticas públicas para pessoas idosas; Controle social dos recursos e financiamentos específicos; Cuidado integral e proteção à vida da pessoa idosa; Previdência e assistência social às pessoas idosas; Saúde das pessoas idosas; Prevenção à violência contra a pessoa idosa; Defesa de direitos e proteção da população idosa; Atenção e escuta qualificada à pessoa idosa vítima de violência; Protagonismo e valorização das múltiplas velhices; Inclusão digital, educação e cultura para as múltiplas velhices; Vida comunitária: habitação, mobilidade e acessibilidade das pessoas idosas; Consolidação dos conselhos de direitos da pessoa idosa; Múltiplas velhices: participação e controle social; e Formação, cidadania e múltiplas velhices.

Dignidade e qualidade de vida

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, a população está envelhecendo e é primordial nos anteciparmos e nos prepararmos para este cenário. “É fundamental participarmos de discussões tão importantes quanto a 6ª CONADIPI – Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que definem os rumos das políticas públicas voltadas a este grupo de pessoas, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e atendidas”, afirmou Hélide Parrera.
 
Para o prefeito Vinicius Camarinha é essencial debater projetos para os idosos e garantir que todos possam envelhecer com dignidade e qualidade de vida, por meio de políticas públicas inclusivas e eficazes. “As conferências são um espaço de diálogo da sociedade para trazer as demandas e as soluções em conjunto com o poder público. A presença da nossa cidade na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa reforça o compromisso do município e de nossa gestão com o fortalecimento de políticas públicas que acolhem, protegem e garantem direitos à população”, finalizou o chefe do executivo.

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

Região

Prefeitura promove ampla reforma na EMEF Orlando Cassaro de Paulópolis

Brasil

Após sete altas seguidas, dólar cai 0,95% e fecha em R$ 5,53

Brasil

Federações se dividem sobre futuro da greve na Petrobras

Brasil

Previsão do tempo para quinta-feira (25), em SP: tempo será marcado por sol entre algumas nuvens

Brasil

Congonhas recebe aval para ter voos internacionais, diz Aena