Pompeia inaugura nova sede do Projeto Vida Saudável e amplia atendimento a pacientes bariátricos

A Prefeitura de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde (DHS), inaugurou nesta quinta-feira (27/11), a nova sede do *Projeto Vida Saudável* , iniciativa que acolhe, orienta e acompanha pacientes do SUS cujo tratamento da obesidade requer intervenção cirúrgica.

 

O espaço totalmente revitalizado vai oferecer mais conforto e estrutura para o atendimento, que reúne uma equipe multiprofissional formada por médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e outros profissionais que acompanham o paciente desde a preparação pré-operatória até o pós-operatório, incluindo a fase de manutenção dos novos hábitos de vida.

Carregando...

 

Atualmente, o Projeto Vida Saudável atende 65 pacientes, mas com a entrega da nova sede a expectativa é ampliar a capacidade para até 100 atendimentos já neste ano. Desde sua criação, 290 pacientes já passaram pelo projeto, 78 foram preparados para cirurgia e 98 estão em fase pós-operatória, números que demonstram o impacto crescente da iniciativa.

“Um projeto transformador”, afirma a coordenadora Daniela Esteves

Durante a cerimônia, a coordenadora do Projeto Vida Saudável, Daniela Esteves, destacou o caráter humanizado do atendimento e o avanço significativo alcançado pela equipe:

“Aqui o paciente é acolhido. Tratamos cada pessoa com muito amor e muito cuidado. Em sete ou oito meses, já avançamos muito. Este projeto é transformador. Prefeito Diogo, o que você está fazendo é transformador.”

A emoção também marcou o depoimento do paciente Glaison Momesso, que relatou sua experiência com o programa:

“É uma emoção ver esse projeto acontecendo. A equipe vai em casa, me acompanha, fisioterapeuta, psicóloga… É um cuidado que transforma a gente.”

 

Superintendente do DHS destaca avanços na saúde pública

O Superintendente do Departamento de Higiene e Saúde, Paulo Henrique Barbosa, reforçou a importância do Projeto Vida Saudável e apresentou resultados expressivos alcançados pela gestão na área da saúde.

“Parabenizo e agradeço a todos que trabalharam nessa reforma. Esse é um projeto importantíssimo na saúde pública. Tivemos aumento de quase 30% no atendimento da Atenção Básica. A Vigilância Sanitária e os agentes de endemias eliminaram, só nas últimas três semanas, cerca de 50 mil focos de dengue.”

Paulo Henrique também lembrou os avanços estruturais e financeiros:

“Fizemos o maior investimento da história na Santa Casa de Pompeia, dobrando o repasse financeiro para o hospital. Em 2020, havia debate até sobre fechar a Santa Casa por falta de recursos. Hoje, além de fortalecer o hospital, trouxemos especialistas que antes não existiam: pediatra em Pompeia e Paulópolis, pneumologista, novos convênios. Reorganizamos o DHS para oferecer mais gestão, mais estrutura e melhores serviços. E estamos apenas no primeiro ano de gestão.”

 

*Prefeito Diogo compartilha experiência pessoal com o tratamento*

O Prefeito Municipal, Diogo Ceschim, ressaltou o compromisso da administração com a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.

Ele também fez um relato pessoal, destacando sua própria experiência com a bariátrica.

“Eu também passei por esse procedimento. A cirurgia me devolveu a vontade de trabalhar, a disposição para viver. Foi a melhor decisão que tomei.,” afirmou.

O prefeito também fez questão de agradecer a parceria regional:

“Agradeço publicamente o apoio da DRS de Marília, nossa Diretoria Regional de Saúde, que sempre nos acompanha e nos auxilia em cada passo.”

 

Nova sede já começa a atender

Após o descerramento da placa inaugural, o público conheceu as novas instalações, que passam a funcionar imediatamente, reforçando o compromisso da Prefeitura de Pompeia e do DHS com o cuidado integral, humanizado e transformador.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

CMN amplia em R$ 3,1 bi limite de crédito de entes públicos em 2025

Marília

EM BRASÍLIA: Marília solicita recursos ao Ministério das Cidades

Marília

Prefeitura entrega reforma e mobiliários na EMEF Prof. Antônio Moral, na zona Sul

Brasil

Brasil cria 85 mil empregos com carteira assinada em outubro

Brasil

Camex autoriza uso de fundo para baratear querosene de aviação

Brasil

Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026