Professor é demitido da Unesp de Marília após 44 denúncias de assédio

Foto:Divulgação

Um docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp de Marília foi desligado da universidade por justa causa após a abertura de 44 denúncias que o acusavam de condutas abusivas dentro do ambiente acadêmico. A decisão foi oficializada na última quarta-feira (12), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.

As acusações foram apresentadas pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais em maio de 2024, quando estudantes levaram à Ouvidoria um documento detalhando episódios que consideravam inadequados, ofensivos e incompatíveis com o ambiente de ensino. Na ocasião, alunos espalharam cartazes pelo campus, cobrando medidas e expondo frases atribuídas ao professor, consideradas de teor sexual, ofensivo e discriminatório.

Carregando...
Carregando...

Entre os relatos, estudantes afirmavam que o docente fazia comentários considerados misóginos, xenofóbicos e racistas durante as aulas, criando um clima de constrangimento e insegurança. O material entregue à universidade mencionava, inclusive, frases que, segundo os denunciantes, “ultrapassavam qualquer limite de respeito e responsabilidade profissional”.

Com a repercussão no campus e mobilização estudantil, o professor chegou a ser afastado preventivamente por 90 dias em março deste ano, enquanto uma Comissão instaurada pela instituição conduzia um Processo Administrativo Disciplinar para apurar os fatos.

Concluída a investigação interna, a universidade decidiu pela demissão. Em nota, a instituição informou que a medida foi tomada devido à constatação de “condutas graves, incompatíveis com a função pública e com a ética profissional”.

Após o anúncio da exoneração, o Centro Acadêmico que havia protocolado as denúncias publicou um comunicado celebrando a decisão e agradecendo o engajamento dos estudantes ao longo do processo.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

RIC Ambiental executa obras de revitalização em Estação Elevatória de Esgoto no bairro Maracá

Região

Pompeia gera 579 empregos até setembro de 2025, aponta Novo Caged

Brasil

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial será pago hoje

Brasil

Bolsa sobe 0,37% e quase volta a bater recorde

Brasil

Aposta de Porto Alegre acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 99 milhões

Brasil

Instituto Histórico e Geográfico do DF sofre invasão e vandalismo