Ministério da Saúde vem a Marília e credencia salas de amamentação

Instituídas em 2014, durante a primeira gestão do prefeito Vinicius Camarinha à frente do Executivo, as salas de amamentação em escolas infantis de Marília foram credenciadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, como reconhecimento de sua importância para a sociedade.
 
A solenidade de credenciamento, que aconteceu no período da manhã na sede do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, contou com a presença da consultora técnica do Ministério da Saúde, Dra. Gabriela Sintra Rios, que entregou as placas de certificação de 14 salas de amamentação de Marília.
 
Com auditório lotado, durante o evento, o prefeito Vinicius Camarinha afirmou que esse é um dia muito especial e agradeceu a Dra. Gabriela por estar aqui valorizando o trabalho da equipe de Marília e de todas as mamães, e que seu governo tem um compromisso inegociável com as crianças, do nascer à vida adulta. “Celebramos o comprometimento de instituições públicas e privadas com o direito de amamentar em um ambiente digno, acolhedor e seguro. Cada sala de amamentação inaugurada representa um passo concreto rumo a uma sociedade mais humana, mais saudável e mais justa”.
 
Ainda segundo Vinicius, a amamentação é um ato de amor e de saúde pública. “Ela garante o melhor início de vida para nossas crianças, fortalece o vínculo entre mãe e filho e contribui para a redução de doenças e desigualdades. Eu amo ser pai, mas não tem nada mais maravilhoso do que poder alimentar um filho. E as mães precisam ter esse momento divino com o maior patrimônio que temos, que são as crianças, nossos filhos”, falou emocionado o prefeito Vinicius Camarinha.
 
Para a consultora técnica do Ministério da Saúde, Dra. Gabriela Sintra Rios, é muito bom chegar na cidade e ver tantas pessoas envolvidas no aleitamento materno. “Quando você vê um prefeito apresentado como Amigo da Criança, é um investimento não apenas no presente, mas no futuro de cada criança. O Brasil é continental e tem 418 salas de amamentação. Marília é pioneira no mundo em sala de amamentação na escola. A honra é toda nossa de estar em lugares que promovem o aleitamento materno. É um prazer e estou muito emocionada”.
 
Segundo a secretária da Saúde, a médica Paloma Libanio, o leite humano é o alimento mais completo que existe. “Estamos no novembro roxo. Quando falamos de prematuridade, os bebês que estão na UTI neonatal são salvos pelo Banco de Leite. As mães que doam, doam mais que leite, doam amor. E as salas de amamentação são doações da sociedade: os empresários e a comunidade que ajudam a mobiliar cada sala de amamentação nas escolas”.
 
Ainda de acordo com a secretária Paloma Libanio, a Saúde vai sempre incentivar o aleitamento e manter parceria com a Educação. “A amamentação torna a criança mais afetiva, com desenvolvimento intelectual melhor e fica menos doente”, explicou.
 
Para a responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, é importante que todos lutem por um sonho.

Carregando...
Carregando...
“Sonhei com essas salas, que deveriam estar onde as crianças estivessem. O leite materno é uma dádiva da vida. A primeira sala de amamentação em unidade escolar do mundo instalamos aqui em Marília, na Emei Nossa Senhora da Glória. Agradeço o carinho da Educação, que mantém essa cooperação técnica com o Banco de Leite Humano para esse projeto, e às 10 cidades da região que contam com postos de coleta”.
 
Sandra Domingues afirmou ainda que Marília tem suporte para a mulher que teve bebê. “Não é apenas um banco de leite, é um ambulatório de aleitamento materno do SUS”. E anunciou mais parcerias para nova sala: “Em breve teremos sala de amamentação na Unimar. Já inauguramos esse ano em duas escolas particulares: Tia Marta e Colégio Realize”, pontuou.
 
Em sua fala, a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, afirmou que é muito importante a articulação entre a Educação e a Saúde. “Para uma criança aprender bem, precisa estar saudável. O prefeito Vinicius Camarinha tem uma nova forma de ver a educação: acolher a criança e cuidar da relação afetiva no ambiente escolar – com sala de amamentação, material escolar e acessibilidade. Agradeço os diretores e nutricionistas, que se articulam para acolher as mamães e atender as crianças”, disse a secretária da Educação, que finalizou: “Valorizamos as crianças e seu desenvolvimento global. Amamentação é uma responsabilidade social”.
 
Representando o Poder Legislativo, o presidente Danilo Bigeschi afirmou que acompanhou a implantação do Banco de Leite em Marília. “A Sandra Domingues é referência nacional com o Banco de Leite de Marília e, em sua primeira gestão, o prefeito Vinicius Camarinha foi premiado como Amigo da Criança”, afirmou Danilo.
 
Ainda conforme o presidente da Câmara, este é um momento de resgate da prioridade da saúde em Marília. “Fizemos uma lei obrigando todas as escolas infantis a contarem com sala de amamentação”. Finalizando sua fala, o vereador Danilo Bigeschi afirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem sido muito generoso com Marília.
 
O empresário Orlando Zancopé representou na mesa de autoridades os demais empresários que acreditam na causa e fazem doações para mobiliar as salas.
 
Durante a cerimônia de credenciamento das salas de amamentação pelo Ministério da Saúde, a consultora técnica do Ministério, Dra. Gabriela Sintra Rios, foi homenageada com o título de Visitante Ilustre, concedido pela Câmara Municipal e entregue pelo presidente Danilo Bigeschi e pelos vereadores Dr. Elio Ajeka e Wilson Damasceno.
 
Ao final, a representante do Ministério da Saúde entregou as placas de credenciamento às salas de amamentação de Marília.
 
Diretores de escolas municipais e empresários que apoiam a instalação de salas de amamentação também foram homenageados pelos vereadores.
 
Estiveram presentes ainda a presidente do Fundo Social, dona Paula Almeida, e as servidoras do Banco de Leite Humano.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Prefeitura de Marília amplia oferta de atividades esportivas gratuitas para a população

Brasil

PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

Brasil

Safra deve recuar 3,7% em 2026, depois de um 2025 recorde

Marília

AMEI Marília conquista 68 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo 2025

Brasil

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira

Marília

Segunda edição do Feirão “Casa Paulista” oferece condições especiais e mais de mil oportunidades de moradia em Marília