O centro de atividades do Sesc (Serviço Social do Comércio) atingiu 70% das obras de implantação em Marília e uma visita na manhã desta quarta-feira apresentou estrutura e reta final da construção.
O encontro teve representantes do Sincomercio Marília (Sindicato do Comércio Varejista), dos vereadores Danilo Bigeschi e Wilson Damasceno, bem como equipe do Sesc.
O projeto mostrou muitos avanços desde a última vistoria, no final de março, inclusive com medidas iniciais de acabamento, como revestimentos.
Cobertura, estrutura de fachada, sistemas de aquecimento da piscina e mesmo energia por luz solar também progrediram.
Mostra avanço de espaços como estrutura do teatro e ginásio, com arquibancadas, bem como de vestiários que vão atender piscina e quadra.
A visita apresentou ainda mais detalhes como quadra externa poliesportiva, vagas para 72 veículos
José de Andrade Sandim Neto, gerente adjunto de engenharia do Sesc, explicou que a obra entra em fase final com estrutura de fechamento. Além disso em instalação final de elétrica, hidráulica e pisos.
Com isso, tem frentes de obras em diversos pontos do prédio e terreno e avança, inclusive, sem deixar de cuidar de área de preservação permanente.
Ao final das obras físicas, vão começar etapas de testes de funcionamento de toda a estrutura. Assim, medidas que vão desde teste de segurança em vidros até funcionamento geral da unidade.
“Era um sonho e vimos aqui que ele virou realidade. Uma estrutura maravilhosa que o Sesc vai entregar ao público em seis ou sete meses”, disse Pedro Pavão, presidente do Sincomércio. O diretor Vanderlei Souza Azevedo também participou da visita.
Impacto da obra
Danilo Bigeschi, presidente da Câmara, destacou o impacto da obra. “É uma obra grandiosa, que vai mudar em serviços, em lazer, em atividades para toda a região, E a Câmara participou disso na aprovação da doação da área, renovações de prazo e tudo o que o Sesc precisou o Legislativo.”
O engenheiro Gabriel Marcílio de Oliveira Mendes, que acompanha a obra, destacou que o prédio divide a estrutura em três blocos. Assim, distribui administração, ginásio e área de atividades como teatro, biblioteca, cafeteria.
O vereador Wilson Damasceno disse que a implantação é um presente para a cidade e região. “É um investimento enorme e uma estrutura moderna, sustentável, que a cidade merece e espera há anos.
O Sesc prevê entrega em maio de 2026 e projeta, inclusive, até 2.000 pessoas por dia na unidade. Alguns serviços, como dentista ou piscina, apenas sócios vão poder usar. Mas em geral, acesso e atividades ficam disponíveis para comunidade.