A rede municipal de ensino de Pompeia celebrou, no sábado (08/11), os resultados e o impacto do programa “A União Faz a Vida”, parceria com o Sicredi que desde 2012 contribui com a formação integral das crianças, por meio de projetos pedagógicos que estimulam a cooperação e o protagonismo estudantil.
O Encontro de Boas Práticas, conduzido por Raquel Relvas, reuniu representantes de todas as escolas municipais, evidenciando a ampla participação das unidades e a diversidade de iniciativas desenvolvidas. O evento teve como propósito compartilhar experiências bem-sucedidas, fortalecer o aprendizado e valorizar o trabalho cotidiano que transforma a educação local.
Para o prefeito Diogo Ceschim, o programa segue sendo uma das grandes forças que impulsionam a educação do município:
“Gratidão a cada um de vocês pelo comprometimento. Estamos e queremos cada vez mais ouvir vocês. Que venham muitos mais projetos e investimentos para a nossa educação”, ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Claudine Pinheiro Bezerra, destacou a dedicação dos educadores e a importância da parceria com o Sicredi:
“O trabalho realizado pelos professores têm feito a diferença na formação dos nossos estudantes. Somos gratos pela assessoria e por todo o apoio do Sicredi ao longo desses anos.”
Representando a cooperativa, Michele Custódio, Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, enfatizou o reconhecimento obtido pelo engajamento dos profissionais:
“Vocês entendem o papel do programa e aplicam muito bem suas propostas pedagógicas. Isso nos enche de orgulho.”
O gerente da agência do Sicredi em Pompeia, Paulo Ruivo, frisou o alinhamento entre os valores do cooperativismo e o impacto social da iniciativa:
“É motivo de orgulho saber que conseguimos unir os valores do cooperativismo com a sociedade. Já são mais de 300 projetos realizados em Pompeia, transformando vidas e comunidades.”
O Encontro de Boas Práticas reforçou a missão conjunta de educadores, gestores e parceiros em promover uma educação participativa, inovadora e conectada com os desafios do futuro — mantendo Pompeia entre as referências regionais na formação de cidadãos mais cooperativos, ativos e conscientes.

