Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia é contemplada com Prêmio Kiyoshi Yamamoto

Com um legado de mais de 45 anos de transformação, impacto e valores humanos, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) foi contemplada na última sexta-feira, 31 de outubro, pelo Prêmio Kiyoshi Yamamoto, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo a pessoas e instituições que prestam relevantes contribuições ao Brasil no desenvolvimento do setor agropecuário.

A premiação foi realizada no Salão Nobre do Bunkyo e contou com a presença de representantes da instituição, Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo; Fábio Nishimura, diretor institucional, e o conselheiro da instituição, Alberto Honda.

Realizado há 54 edições, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto atribuído em 2025 tem caráter comemorativo em referência aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e aos 70 anos do Bunkyo, conforme revela Nelson Kamitsuji, presidente da Comissão Bunkyo Rural Kiyoshi Yamamoto. Kamitsuji destaca que, conforme as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do Prêmio, a escolha dos homenageados é feita a partir das indicações de associações e instituições, ressaltando ainda: “a grande honra de prestar homenagem à conhecida e respeitada de todos, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia”.

No caso da FSNT, a indicação foi feita pelo Governo de São Paulo, Centro Paula Souza, Fatec Pompeia, Associação Cultural e Esportiva de Pompeia, Câmara Municipal do Município de Tupã e pelo Senai Pompeia.

O reconhecimento recebido pela instituição em 2025 guarda um simbolismo especial, já que o próprio Sr. Shunji Nishimura foi contemplado com o Prêmio Kiyoshi Yamamoto em 1980, como condecoração à sua notável contribuição ao desenvolvimento agrícola brasileiro e ao fortalecimento dos laços entre o Japão e o Brasil. Um ano antes, movido por um profundo sentimento de gratidão ao país que o acolheu e lhe permitiu construir sua trajetória como empresário e visionário da mecanização agrícola, Nishimura havia fundado a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia-SP. Seu propósito era devolver à sociedade brasileira o conhecimento e as oportunidades que recebeu, promovendo educação, pesquisa, inovação e desenvolvimento humano.

Durante a cerimônia, o diretor institucional da Fundação e representante da Família Nishimura na cerimônia, Fábio Nishimura, expressou gratidão em nome da família. “Ser novamente agraciada com o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, mais de quatro décadas após o reconhecimento concedido ao seu fundador, reforça o compromisso da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em perpetuar o legado de trabalho, inovação e contribuição ao desenvolvimento do Brasil que sempre orientaram a trajetória do Sr. Shunji Nishimura”.

O superintendente executivo da FSNT, Prof. Dr. Elvis Fusco, destacou o orgulho da equipe e o compromisso permanente da instituição com os valores deixados por seu fundador. “Este prêmio reforça a relevância da missão da Fundação em promover a educação e a inovação como instrumentos de transformação social. É também um reconhecimento à visão humanista e generosa da Família Nishimura, que acredita na força do conhecimento compartilhado para construir um país melhor”, ressaltou.

O conselheiro da Fundação, Alberto Honda, completou que “a concessão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto reafirma o papel da FSNT como referência em educação e tecnologia, consolidando sua trajetória de mais de quatro décadas dedicada à transformação do país”.

Conforme destacaram os representantes presentes na cerimônia de premiação, atualmente, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia representa um ecossistema educacional e de inovação que reúne diversas frentes de atuação: o Colégio Shunji Nishimura, a Escola SENAI Shunji Nishimura, a Fatec Pompeia Shunji Nishimura,  o Museu e o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista. Cada uma dessas iniciativas reflete o compromisso contínuo da instituição em formar cidadãos éticos, criativos e comprometidos com o desenvolvimento do país, perpetuando o espírito visionário e solidário de seu fundador.

Além da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, foram homenageados pelo Prêmio Kiyoshi Yamamoto: o Prof. Dr. Keigo Minami da Esalq da USP; Miguel Massake Makiyama, pesquisador especializado na cultura do abacate; Takeo Kimura, produtor de figo no sertão cearense em Tabuleiro do Norte.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Pompeia lança o Prêmio de Inovação na Gestão Pública em duas categorias

Brasil

Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

Brasil

BC muda regras para acabar com contas bancárias fraudulentas

Turismo

CVC reúne franqueados em live e dá início à CVC Friday 2025 com ofertas exclusivas e novas estratégias

Brasil

Caminhos da Reportagem volta a Mariana dez anos após tragédia

Brasil

Petrobras aprova plano de demissão voluntária para até 1,1 mil pessoas