Galeria de Artes recebe exposição ‘Unindo Linhas e Recriando Histórias’

A Prefeitura de Marília, por meio da Galeria Municipal de Artes – órgão vinculado à Secretaria da Cultura, realiza dia 1º de novembro (sábado) a vernissage da exposição ‘Unindo Linhas e Recriando Histórias’, desenvolvida por Kyrieh Tonelli, com apoio do Edital para Fomento à Execução de Ações Culturais, do Programa Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024.  O evento acontecerá das 14h às 17h e contará com uma roda de conversa.
 
A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de novembro, na Galeria Municipal de Artes, que integra o Complexo Cultural “Braz Alécio” – localizado na Avenida Sampaio Vidal, 245. A visitação é aberta de terça a sexta – das 9h às 17h e segundas e sábados – das 13h às 17h.
 
O projeto ‘Unindo Linhas e Recriando Histórias’ reescreveu as vivências de três mulheres idosas e de zonas periféricas de Marília, com uma trajetória de vida e afetiva ligada às artes manuais, a partir da Arpilharia, técnica de costura que, a partir de retalhos de panos costurados sobre um tecido rústico, constrói uma narrativa ou algum momento específico do cotidiano.
 
A importância deste projeto se dá na medida em que ele busca refletir a respeito do papel do fazer manual e artesanal na vida de mulheres inseridas em tal realidade social, trazendo à tona o sentido que ele tem e a forma como ele ressignifica o cotidiano de cada uma delas. A relevância do tema se dá a partir do intuito de buscar com que o público em geral consiga compreender a importância e o valor do fazer manual, elevando-o a um novo patamar dentro do mundo das artes, com valorização adequada.
 
Segundo a artesã, produtora cultural e coordenadora do projeto, Kyrieh Tonelli, a ideia surgiu principalmente a partir do sentimento de admiração pelas artes manuais, de sua potência curativa e terapêutica na vida de quem o reali

Carregando...
za, e também do sentimento de aflição em saber que há tanta produção artesanal e cultural dentro de cada bairro que não tem sua devida visibilidade e valoração.
 
Sobre a Arpilharia
 
O fazer das Arpilleras se iniciou na ditadura chilena da década de 1970, quando, por meio do seu fazer, as mulheres em situação de violência construíram as denúncias sofridas por elas e outras companheiras.
 
Após a construção das histórias e de uma Arpilharia extra com reflexões sociológicas a respeito da vida das mulheres, das relações de gênero, classe e raça e do espaço social onde se configura o fazer manual ao longo dos anos, unidos aos sentimentos expressados pela individualidade de cada mulher participante, nasceu a exposição com os trabalhos realizados.
 
Sobre Kyrieh Tonelli
 
Kyrieh Tonelli Racy Ferreira é natural de São Paulo/SP, mas mora em Marília desde o ano de 2018. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, é pós-graduanda em Trabalhos Manuais da Educação Steineriana pelo Nina Veiga Atelier de Educação. Atua como produtora cultural desde 2019 e como artista manual desde 2012. Na área da produção cultural, atua através do Ponto de Cultura Beco Resistência, tendo realizado eventos de música, oficinas e encontros culturais, a revitalização do espaço do Ponto de Cultura, produção e participação de feiras de economia solidária e articulações políticas e culturais com outras cidades da região. Como artesã, trabalha na microempresa ‘Em nós’ desde o ano de sua fundação, em 2014, produzindo, divulgando e comercializando os acessórios artesanais. Também já ministrou diversas oficinas e aulas de artes manuais, como de macramé, bordado, olho de deus, tricô e crochê para públicos de diversas idades.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias

Brasil

Morre Mãe Carmen, líder do Terreiro do Gantois em Salvador

Brasil

Novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bi na economia, estima Dieese

Brasil

Após fuga, autoridades procuram 12 detentos de prisão em Maués (AM)

Brasil

Com calor, governo de São Paulo emite alerta para economia de água

Brasil

Vendas do Tesouro Direto somam R$ 6,2 bilhões em novembro