No próximo sábado, 04 de outubro de 2025, o Bosque Municipal de Marília será palco de um importante momento de união, fé e reflexão sobre a responsabilidade ambiental. O Encontro Ecumênico/Inter-religioso: Consciência Ecológica – Tempo da Criação reunirá representantes de diferentes tradições religiosas, além da comunidade acadêmica e civil, para promover a integração entre espiritualidade, cuidado com a natureza e saúde humana.
O evento será realizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1001, com início às 14h30 e término previsto para 17h, em uma tarde de atividades diversas, abertas a toda a população.
Programação do Encontro
-
14h30 – Acolhida dos participantes e abertura com momento de oração
-
15h00 – Provocação: Direito Ambiental, com participação de docente e discente da UNIMAR
-
15h20 – Momento de Louvor
-
15h30 – Benção dos Animais, conduzida pelos Freis Odecio e Flaerde, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro Fragata)
-
16h00 – Espiritualidade com irmãos evangélicos, sob condução do Pastor Samuel
-
16h20 – Apresentação do Coral Infantil da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro Fragata)
-
16h30 – Provocação: Cuidados Ambientais e sua relação com a saúde humana, abordando saúde ambiental e convivência com animais domésticos
-
16h50 – Espiritualidade com irmãos espíritas, refletindo sobre o espiritismo e sua relação com o meio ambiente
-
17h00 – Momentos finais e despedida
Atividades paralelas previstas
Durante o encontro, também haverá:
-
Presença de food truck (a critério do Bosque Municipal, sob coordenação do secretário adjunto do Meio Ambiente, Rodrigo Mas)
-
Doações de animais
-
Equipe de saúde e zoonoses, em parceria com a UNIMAR
Um momento de fé, união e cuidado com a criação
O evento faz parte da mobilização mundial do Tempo da Criação, iniciativa que une comunidades religiosas para refletir sobre a relação do ser humano com a natureza e reforçar o compromisso com a preservação ambiental. Em Marília, a programação destaca a importância da espiritualidade no cuidado com o meio ambiente, promovendo também ações práticas de saúde e bem-estar animal.
A entrada é gratuita e aberta a toda a população.