Devido ao aumento significativo de casos de sarampo em diversas regiões do Brasil e ao surgimento de várias ocorrências suspeitas em Marília e municípios vizinhos, a Secretaria Municipal da Saúde está em estado de alerta máximo para a doença.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, principalmente em crianças menores de 5 anos, adultos não vacinados e pessoas com imunidade comprometida.
Os principais sintomas incluem: febre alta; manchas vermelhas pelo corpo; tosse; coriza (nariz escorrendo); e conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes).
“A única forma eficaz de prevenção é a vacinação. A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente nas Unidades de Saúde, protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, informa a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi.
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica as orientações recomendadas aos pacientes são:
– Caso apresente febre, manchas pelo corpo, tosse, coriza ou conjuntivite, procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, utilizando-se de máscara de proteção;
– Conferir a sua caderneta vacinal e a de seus familiares. Manter o esquema vacinal em dia é essencial para evitar surtos.
“Todos os casos suspeitos estão sendo devidamente investigados e aguardam confirmação laboratorial. Como medida preventiva, a nossa Secretaria está organizando o Dia D da Vacinação, que será amplamente divulgado nos próximos dias. Esta ação visa facilitar o acesso da população à imunização e garantir que todos estejam com o esquema vacinal completo”, ressalta a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A secretária municipal da Saúde reforça que a vacinação é o melhor remédio para a prevenção da doença. “Peço que proteja você e sua família: vacine-se. O sarampo pode matar, mas principalmente deve ser evitado. E todos podem colaborar com a sua prevenção”, afirma a médica.
Para mais informações, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência ou entre contato pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde. Se preferir, as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (14) 3402-6500.