Empreendimentos com boas práticas para a inclusão receberão selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ do Governo de SP

Empreendimentos com boas práticas para a inclusão receberão selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ do Governo de SP

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou o edital para a outorga do Selo “Amigo da Pessoa com TEA”. A iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar empresas privadas, instituições públicas municipais e estaduais, além de Organizações da Sociedade Civil com atuação no Estado de São Paulo. O Selo reconhece ações em campos como acessibilidade, inclusão escolar, social, cultural e esportiva, atendimento humanizado e capacitação de equipes.

A iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar projetos que promovam os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivando práticas inclusivas em diferentes áreas da sociedade. Para autenticar uma empresa com o selo, o Edital solicita o envio de materiais comprobatórios e termo de compromisso, a serem julgados pelo comitê gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA).

O edital e o formulário estão disponíveis no site da SEDPcD a partir do dia 3 de setembro até o dia 14 de outubro. Dentre os critérios de avaliação estão relevância da iniciativa para o público com TEA; grau de acessibilidade e inclusão; potencial de replicabilidade; sustentabilidade da ação e clareza e consistência das informações prestadas.

“Queremos incentivar empresas, instituições e organizações a se tornarem verdadeiras parceiras na inclusão. O Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ é uma forma de destacar quem assume esse compromisso e contribui para que pessoas com autismo tenham mais acesso, oportunidades, respeito e qualidade de vida”, afirmou o secretário Marcos da Costa.

Além do Selo, a Secretaria desenvolve outras ações que fortalecem a inclusão das pessoas com TEA. Entre elas, destaca-se o Centro TEA Paulista, espaço de referência para atendimento especializado, oferecendo suporte multidisciplinar, acolhimento familiar e articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social. Também há a CipTEA, documento de identificação que facilita o acesso de pessoas com TEA a serviços públicos e privados com atendimento adequado, podendo ser solicitado online pelo portal ciptea.sp.gov.br ou nos postos do Poupatempo, sendo 27 deles equipados com salas sensoriais.

A SEDPcD também possui o Selo de Identificação Veicular, criada em parceria com o Detran-SP e a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), que inclui um QR Code vinculado à CipTEA que alerta motoristas sobre a presença de uma pessoa com autismo no veículo, promovendo maior segurança e conforto. Mais de 65% das pessoas que emitiram a CipTEA já identificaram seus veículos.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Tiagão Espelhamento é Destaque do Ano pelo ISO Empresarial

Marília

Inscrições para os cursos do Programa “Caminho para Capacitação” terminam nesta quinta (4)

Marília

Grupo participa de rapel na torre Dedo de Deus, que fica na Rota das Capelas

Marília

Prefeitura realiza ação de sustentabilidade com supressão de árvores secas no Bosque e doação da madeira para a AMEI

Região

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia lidera comitiva brasileira em visita a ambientes de inovação nos EUA

Marília

Sebrae-SP realiza segundo encontro “Café & Negócios”, com foco em gestão de pessoas