Vasco aniquila Santos com goleada histórica e deixa a zona de rebaixamento

O Vasco da Gama protagonizou uma tarde de gala neste domingo ao aplicar uma goleada contundente de 6 a 0 sobre o Santos, na Arena Morumbis, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma exibição de força e eficiência, o Cruzmaltino dominou o adversário do início ao fim, conquistando não apenas três pontos cruciais, mas também um respiro na tabela, ao deixar a incômoda zona de rebaixamento.

A vitória avassaladora foi construída com gols de Lucas Piton, David, Coutinho (duas vezes), Rayan e Tchê Tchê, que selaram um resultado impressionante e injetam ânimo renovado na equipe carioca. Com o triunfo, o Vasco salta para a 16ª posição, alcançando os 19 pontos e demonstrando uma clara recuperação sob o comando técnico.

Carregando...

Domínio cruzmaltino do início ao fim

Apesar de um início com uma oportunidade isolada do Santos, defendida com segurança por Léo Jardim, foi o Vasco quem abriu o placar no Morumbis. Nuno Moreira cruzou para a segunda trave, e Lucas Piton, sozinho, cabeceou para o fundo das redes, validado após checagem do VAR.

O Santos até teve um pênalti assinalado a seu favor após jogada de Neymar e derrubada de Guilherme, mas o lance foi anulado por impedimento no começo da jogada, frustrando as pretensões santistas.

No segundo tempo, mesmo com duas chances claras desperdiçadas pelo Santos nos primeiros minutos – uma finalização por cima do gol de Guilherme e uma bola na trave de Barreal –, o Vasco não se abateu e foi letal. Aos 7 minutos, Lucas Piton avançou pela esquerda e cruzou para David, que apareceu livre na área para completar de voleio, marcando o segundo gol vascaíno e castigando a ineficácia adversária.

A partir daí, o que se viu foi um verdadeiro baile cruzmaltino. Em sequência, Rayan partiu em velocidade e tocou para trás. Nuno Moreira, esperto, aproveitou o rebote de Brazão e rolou para Coutinho empurrar para o gol vazio, fazendo o terceiro e derrubando de vez o Santos. Aos 14 minutos, o Vasco ainda teve um pênalti marcado a seu favor, convertido por Rayan com frieza, ampliando para 4 a 0.

Dois minutos depois, Coutinho demonstrou categoria ao encobrir Brazão, marcando seu segundo gol na partida e o quinto do Vasco. Para fechar a goleada histórica, aos 22 minutos, Tchê Tchê recebeu em velocidade, saiu cara a cara com Brazão e tocou por cobertura, sacramentando o 6 a 0 e o êxtase da torcida vascaína.

Cenários pós-goleada

Enquanto o Vasco celebra a saída da zona de rebaixamento e a confiança para o restante da temporada, o Santos amarga uma das piores derrotas de sua história recente. A pressão sobre o técnico Cléber Xavier se intensifica, e a equipe santista volta a se ver assombrada pela possibilidade de queda. Até mesmo Neymar, estrela do Peixe, deixou o campo visivelmente abalado e emocionado após o apito final.

O Vasco agora foca em um duelo atrasado da 14ª rodada contra o Juventude, fora de casa, às 19h desta quarta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, buscando consolidar sua recuperação. O Santos, por sua vez, tentará se reerguer no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 0 X 6 VASCO

Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 17/08/2025
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Público: 54.474 torcedores
Renda: R$ 4.344.635,00
Cartões amarelos: Hugo Moura, Jair e Tchê Tchê (Vasco) / Luisão e Neymar (Santos)

GOLS: Lucas Piton, aos 17′ do 1ºT, David, aos 6′ do 2ºT, Coutinho, aos 8′ do 2ºT e aos 16′ do 2ºT, Rayan, aos 14′ do 2ºT, e Tchê Tchê, aos 22′ do 2ºT (Vasco)

SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Zé Rafael (Rollheiser), Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar; Barreal (Caballero), Guilherme e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cleber Xavier

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Freitas, Hugo Moura (Lucas Oliveira) e Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê (Thiago Mendes) e Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan (Puma Rodríguez) e David (Léo Jacó). Técnico: Fernando Diniz

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Feriado da Consciência Negra deve movimentar mais de 18 milhões de veículos nas rodovias estaduais de São Paulo

Marília

Filme “Trending Topic” tem exibição gratuita nesta quarta-feira

Brasil

Concessionária Motiva anuncia venda de operação no ramo aeroportuário

Brasil

Número de sindicalizados no Brasil para de cair e chega a 9,1 milhões

Marília

Fundo Social de Marília celebra sucesso do primeiro “Esquenta Coração – Natal Solidário 2025”

Marília

Prefeitura sanciona lei que melhora condições de trabalho no Conselho Tutelar