Coleta seletiva da Prefeitura de Marília mais do que dobra adesão em 45 dias de operação ampliada

Foto: Divulgação

Quebrando um tabu nos serviços de limpeza urbana, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, começou a operar para 40% dos bairros da cidade a coleta seletiva a partir do dia 23 de junho de 2025. Em praticamente 45 dias de operação, a adesão mais do que dobrou, e passaram a ser coletadas 26 toneladas de lixo reciclável por semana (aproximadamente 100 toneladas por mês), ante 10 toneladas por semana (ou 40 toneladas por mês) quando a coleta foi ampliada em junho.

Os serviços são prestados pela empresa M Construções e Serviços Ltda, e são realizados de acordo com cronograma estabelecido em 51 bairros/regiões, de segunda a sábado, em dois turnos. Os materiais recolhidos são separados e encaminhados para reciclagem por uma cooperativa cadastrada.

Os bairros atendidos no turno diurno têm recolhimento entre as 7h e as 15h20. Já no período noturno, o atendimento é entre 17h e 1h20 da madrugada.

São recolhidos os seguintes materiais:

– papel (inclusive papelão)

– plástico

– vidro

– metal

– óleo de cozinha (colocar em garrafa PET)

A recomendação é que os materiais recicláveis sejam colocados todos juntos, que serão separados posteriormente. Porém, os recicláveis não devem ser colocados junto com materiais orgânicos, como o lixo comum – este permanece com o mesmo cronograma de coleta já existente.

Não são recolhidos móveis e entulhos, que podem ser descartados nos Ecopontos. (Saiba mais sobre os Ecopontos em: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar).

Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, essa ação mostra mais uma preocupação da Prefeitura em mudar o paradigma de serviços públicos do município. “Queremos que Marília seja uma cidade mais limpa e mais sustentável, por isso iniciamos a coleta seletiva. E estamos tendo um retorno excelente, a população está aderindo, demonstrando que havia uma falta de atuação da Prefeitura nessa área nos últimos anos. Vamos estudar a possibilidade de ampliar os bairros atendidos”.

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou que esse é um avanço na questão de serviços públicos. “Cuidar da cidade e das pessoas foi compromisso assumido durante a campanha. E cuidar da limpeza pública com coleta seletiva é parte do cuidado com nossa população e com a cidade, além de gerar renda para quem trabalha com recicláveis e ajudar o meio ambiente”.

Confira o Cronograma completo da Coleta Seletiva:

SEGUNDA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Jardim Aeroporto

– Novo Horizonte

– Altos da Cidade

– Santa Gertrudes

– Preço Certo Aeroporto

– Prédio Galdí

SEGUNDA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Maracá

– Montana

– Trieste

– Padre Nóbrega

TERÇA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Altaneira

– Parque São Jorge

TERÇA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Campina Verde

– Julieta

– Terras de São Paulo

– Terra Verde

QUARTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Parati

– Costa e Silva

– Maria Izabel

– Maple Bear

– Condomínios Esmeralda

QUARTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Santa Antonieta (até Paulista)

– Santa Antonieta 2 / Primavera

– Marina Moretti

QUINTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Salgado Filho

– Acapulco

– Araxá

– Damasco

– Santa Paula

– UNIMAR / UNIVEM / UNESP

– Florença

QUINTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Figueirinha

– Altos do Palmital

– Industrial

– Jânio Quadros

SEXTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Cavalari

– Morumbi

– DAEM Chácaras

– Flamingo

SEXTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Bandeirantes

– D’Itália

– Aquarius

– Lorenzetti

SÁBADO – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Alto Cafezal

– Vila Jardim

– Califórnia

– Veneza

– Firenze

SÁBADO – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Fragata (até Kieza)

– JK / Lavínia

– Vila Jardim

Box

MAIS LIMPEZA PÚBLICA: ECOPONTOS E CATA-TRECO

O serviço de coleta seletiva se soma aos já existentes na área de limpeza pública: Marília já conta com 3 Ecopontos fixos e com o Cata-Treco itinerante – este último implementado no início do ano por determinação do prefeito Vinicius Camarinha e que já percorreu todas as regiões da cidade, finalizando o último roteiro nesta semana nos bairros Novo Horizonte, Aeroporto, Tangará, Maria Isabel, Tropical, Esmeralda I e II, Barbosa, Fragata e Lácio. Com a conclusão dessa fase, o programa terá alcançado 100% da cidade.

Criada para facilitar o descarte correto de materiais inservíveis, eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e contribuir com a limpeza urbana, a Operação Cata-Treco continuará após essa fase, retornando aos bairros já atendidos em um novo ciclo de coletas regulares.

“Quando finalizarmos esses bairros, teremos atingido 100% do município de Marília com a Operação Cata-Treco. Isso representa um marco importante para a cidade. A Operação Cata-Treco é um programa contínuo da Administração do nosso prefeito Vinicius Camarinha, e assim que essa etapa for concluída, já começaremos a repassar em todos os bairros, garantindo que o serviço continue de forma permanente”, destacou Mário Rui Andrade de Moura, secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos.

 A projeção é que, ao fim desta etapa, sejam recolhidas entre 400 a 450 toneladas de materiais inservíveis.

Com a cidade 100% atendida, a Operação Cata-Treco continua, reforçando o compromisso da Prefeitura com a limpeza urbana, a saúde pública e o bem-estar da população.

Mais informações sobre os Ecopontos estão disponíveis na página: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.

Capinação e limpeza de áreas públicas

Além dos serviços de recolhimento de entulhos com o Cata-Treco, dos Ecopontos, da Coleta Seletiva e da coleta de lixo domiciliar, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, mantém serviços contínuos de limpeza e capinação de áreas públicas, canteiros centrais, praças e, no caso de terrenos particulares, a equipe de Fiscalização de Posturas atua notificando os proprietários para que façam sua parte em manter o ambiente da cidade limpo.

“Desde o início do ano, o prefeito Vinicius Camarinha determinou que fizéssemos todos os esforços e planejamento para manutenção constante da cidade, que viveu um caos de limpeza urbana em anos anteriores”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Vida nova em SP trouxe acolhimento e novas oportunidades para alagoana formada pelo Caminho da Capacitação

Brasil

Ônibus SP Por Todas leva serviço itinerante de proteção às mulheres ao Rodeio de Piracicaba

Brasil

Vestibular Unesp 2026 vai oferecer vagas em 136 cursos de graduação em 24 cidades paulistas

Região

Jovem de 29 anos morre após andar na contramão e bater de frente com caminhão na SP-315

Brasil

Escolas estaduais de SP têm até 12 de agosto para se inscrever na Olimpíada Nacional de Ciências

Brasil

Inscrições para Congresso de Línguas do Centro Paula Souza são prorrogadas

1754723118