Com o tempo frio, Defesa Civil do Estado orienta sobre prevenção de incêndios em áreas vulneráveis

Com o tempo frio, Defesa Civil do Estado orienta sobre prevenção de incêndios em áreas vulneráveis

Com a queda das temperaturas nos meses do inverno, a Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários para evitar incêndios em comunidades e aglomerados urbanos habitacionais, como favelas e ocupações precárias. Nesta época do ano, o aumento no uso de aquecedores improvisados, velas e sobrecarga elétrica tende a elevar significativamente o número de ocorrências.

A prática de gambiarras elétricas, uso de velas próximas a materiais inflamáveis, fogareiros caseiros e aquecedores artesanais colocam em risco a segurança dos moradores. A situação se agrava com as construções muito próximas umas das outras, geralmente feitas de madeira ou outros materiais de fácil combustão.

“O frio intenso leva as pessoas a buscar soluções emergenciais para se aquecer ou iluminar suas casas. No entanto, práticas aparentemente inofensivas podem acabar em tragédia. Nosso objetivo é orientar, proteger vidas e evitar perdas materiais que afetam especialmente as famílias mais vulneráveis”, afirma o coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

A Defesa Civil reforça que, durante o inverno, além das ações de proteção às pessoas em situação de rua, como o Abrigo Solidário, é essencial fortalecer a prevenção dentro das comunidades, com informações claras e acessíveis sobre como evitar situações de risco.

Durante o inverno, o Fundo Social realiza a Campanha do Agasalho, com o objetivo de promover acolhimento as famílias em situação de vulnerabilidade. As roupas e cobertores doados são destinados às pessoas para aquecê-las durante as noites mais frias do ano.

Recomendações da Defesa Civil para prevenir incêndios:

• Evite o uso de velas. Se for indispensável, mantenha-as longe de cortinas, colchões e plásticos, e nunca durma com elas acesas.
• Não utilize álcool, gasolina ou solventes para acender fogo ou aquecer o ambiente.
• Não sobrecarregue tomadas e evite o uso de benjamins (T).
• Aparelhos elétricos improvisados para aquecimento representam risco alto de incêndio e devem ser evitados.
• Mantenha botijões de gás em local ventilado, fora de casa, e sempre em posição vertical.
• Tenha cuidado com crianças em locais com velas ou fontes de calor.
• Em caso de fumaça ou princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no 193 ou Defesa Civil 199.

A Defesa Civil também orienta as lideranças comunitárias a ajudar na divulgação dessas informações e está à disposição dos municípios para promover ações educativas e treinamentos voltados à redução de risco nas comunidades.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF).

Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.

O post Com o tempo frio, Defesa Civil do Estado orienta sobre prevenção de incêndios em áreas vulneráveis apareceu primeiro em Agência SP.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Escolas estaduais de SP têm até 12 de agosto para se inscrever na Olimpíada Nacional de Ciências

Brasil

Governo de SP ativa abrigo para pessoas em situação de rua devido a baixas temperaturas

Brasil

Técnica da Unicamp com nanopartículas de carbono aumenta produtividade de culturas agrícolas

Brasil

Saúde de SP disponibiliza 14 painéis online com dados sobre vacinação, dengue e outras doenças

Brasil

Turismo de SP promove atrativos e novidades em seis estados brasileiros

Brasil

Doença periodontal é a principal causa de perda dos dentes em adultos, revela levantamento da USP

1754769069