O Corinthians saiu em vantagem no aguardado clássico contra o Palmeiras, válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em uma noite de emoções na Neo Química Arena, o Timão venceu o rival por 1 a 0, com um gol decisivo de Memphis Depay, que marcou seu primeiro tento em um Derby e garantiu a vitória alvinegra nesta quarta-feira.
O resultado confere ao Corinthians a vantagem de um empate no jogo de volta para avançar às quartas de final. Caso o Palmeiras vença por um gol de diferença no duelo decisivo, a vaga será disputada nos pênaltis. Um triunfo palmeirense por dois ou mais gols garante a classificação direta do Verdão.
O Jogo
O Corinthians demonstrou intensidade desde o apito inicial, criando perigo logo no primeiro minuto. Garro cobrou escanteio na medida para Raniele, que cabeceou, mas parou em uma ótima defesa do goleiro Weverton.
Aos 15 minutos, o Timão teve uma grande chance de abrir o placar. Matheuzinho cruzou para Memphis Depay, que dominou e foi atingido por Gustavo Gómez dentro da área. Após revisão no VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio assinalou o pênalti. Na cobrança, Yuri Alberto bateu firme no canto direito, mas Weverton se esticou e fez uma defesa espetacular, evitando o gol corintiano.
Ainda no primeiro tempo, o Corinthians seguiu pressionando. Matheuzinho arriscou de longe e forçou Weverton a mais uma boa intervenção. O Palmeiras, por sua vez, conseguiu escapar em contra-ataques, e Vitor Roque teve uma chance aos 33 minutos, mas finalizou para fora. Nos minutos finais, o Verdão ajustou a marcação e assustou com um chute de Sosa, que após rebote, Giay finalizou para uma heroica salvação de André Ramalho em cima da linha.
Na segunda etapa, o Palmeiras quase saiu na frente aos 12 minutos. Sosa recebeu na entrada da área com liberdade e arriscou, com a bola passando raspando a trave de Hugo Souza.
A partida ficou mais truncada, com as equipes se estudando. No entanto, aos 33 minutos, o astro holandês Memphis Depay resolveu. Matheuzinho recebeu de Garro pela direita e cruzou na cabeça do atacante, que tirou de Weverton e colocou o Timão em vantagem no clássico. O Palmeiras ainda chegou a empatar aos 38 minutos, com Mauricio, em jogada de bola parada, mas o lance foi anulado por impedimento, confirmando a vitória mínima do Corinthians na ida.
Próximos compromissos
O próximo e derradeiro encontro entre os arquirrivais está agendado para a próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, às 21h30 (de Brasília), desta vez com mando alviverde, no Allianz Parque.
Antes do Derby de volta, ambas as equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Corinthians retorna a campo neste domingo, quando recebe o Fortaleza pela 18ª rodada, às 16h, novamente na Neo Química Arena. No mesmo dia, o Palmeiras viaja para enfrentar o Vitória no Barradão, com o jogo marcado para as 19h30.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 30/07/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: André Ramalho, Rodrigo Garro e Raniele (Corinthians); Abel Ferreira (técnico), Gustavo Gómez e Bruno Fuchs (Palmeiras)
Público: 45.527 torcedores
Renda: 3.369.505,50
GOL: Memphis, aos 33’ do 2°T (Corinthians)
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Charles), José Martínez, André Carrillo (Breno Bidon) e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs (Micael) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Sosa (Allan), Facundo Torres e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira