O Grêmio reencontrou o caminho da vitória na noite desta terça-feira, ao derrotar o Fortaleza por 2 a 1 na Arena do Grêmio, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de pênalti marcados pelo centroavante Martin Braithwaite, o Tricolor Gaúcho conseguiu pôr fim a uma sequência de quatro jogos sem vencer na competição, que incluía dois empates e duas derrotas. Deyverson descontou para o time cearense.
O resultado positivo foi um alívio para a equipe comandada por Mano Menezes, que agora soma 20 pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela. Para o Fortaleza, a situação segue delicada. O time desperdiçou a chance de sair da zona de rebaixamento e permanece em 18º lugar, com 14 pontos.
Braithwaite decide em cobranças de pênalti
A partida começou com o Grêmio buscando o ataque e sendo recompensado logo cedo. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Martin Braithwaite abriu o placar ao converter uma cobrança de pênalti, batendo firme no centro do gol.
Não demorou para o artilheiro balançar as redes novamente. Apenas cinco minutos depois, aos 16, o atacante dinamarquês teve outra oportunidade da marca da cal e não desperdiçou. Desta vez, Braithwaite optou por finalizar no canto esquerdo, deslocando o goleiro Magrão e ampliando a vantagem gremista para 2 a 0.
O Fortaleza, no entanto, não se entregou e conseguiu diminuir a diferença ainda na etapa inicial. Aos 23 minutos, Deyverson aproveitou um rebote após a bola bater na trave e completou para o fundo das redes, dando esperança ao Leão do Pici. O placar de 2 a 1 se manteve até o intervalo.
No segundo tempo, o Grêmio conseguiu administrar a vantagem e segurar o ímpeto do Fortaleza, que tentava o empate, mas esbarrava na defesa gaúcha e em seus próprios erros.
Próximos desafios
O Grêmio terá pouco tempo para celebrar a vitória, pois já tem um grande desafio pela frente no próximo sábado (2). A equipe gaúcha viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, às 21h (de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão.
O Fortaleza, por sua vez, também terá um confronto difícil. O time cearense visitará o Corinthians no domingo (3), às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo, buscando a recuperação e a tão sonhada saída da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 FORTALEZA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 29/07/2025
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto (RJ) e Marcia Bezerra Lopes (RO)
VAR: Charly Wendy Straub (SC)
Cartões Amarelos: Alysson, Cristian Olivera e Marlon (Grêmio); Magrão, Bruno Pacheco, Breno Lopes, Deyverson, Lucca Prior e Marinho (Fortaleza)
Gols: Martin Braithwaite, aos 11′ do 1ºT, e 16′ do 1ºT (Grêmio); Deyverson, aos 23′ do 1ºT (Fortaleza)
Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Camilo Reijers), Kannemann, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi e Villasanti; Riquelme Freitas (Cristian Pavón), Alysson (Edenílson) e Cristian Olivera; Martin Braithwaite. Técnico: Mano Menezes
Fortaleza: Magrão; Eros Mancuso (Emmanuel Martínez), Benjamín Kuscevic, Gastón Ávila e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa); José María Herrera (Lucero), Lucas Sasha e Matheus Pereira; Lucca Prior (Yago Pikachu), Breno Lopes e Deyverson (Adam Bareiro). Técnico: Renato Paiva