SBT é processado por autora de Amigas e Rivais por exibição no streaming

Letícia Dornelles. Foto: Reprodução/Instagram

A escritora Letícia Dornelles, responsável pela novela Amigas e Rivais, exibida originalmente pelo SBT em 2007, entrou com uma ação judicial contra a emissora. O motivo: a disponibilização da trama na plataforma de streaming +SBT, sem o devido pagamento de direitos conexos. A informação foi publicada pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo.

Letícia cobra uma indenização de R$ 55 mil por danos morais e materiais, alegando que o contrato firmado em 2006 não previa veiculação digital da obra. A ação tramita no 5º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e uma audiência de conciliação já está marcada para o dia 28 de agosto.

Segundo documentos anexados ao processo, a autora afirma que tentou resolver a questão diretamente com o SBT, por meio de contatos com o setor jurídico e o departamento de patrimônio imaterial da emissora. No entanto, diz que não recebeu resposta e sequer teve acesso ao contrato original. “Considerei desrespeito”, declarou.

Letícia afirma ainda que o contrato previa apenas reprises em televisão aberta até 2008, data em que o vínculo foi encerrado. Por esse motivo, ela considera que a exibição no streaming configura uma nova forma de exploração da obra, o que exige nova autorização e remuneração. “A novela foi escrita por uma autora. Não por robôs. Sinto ter de processar. Mas é meu trabalho. No ar. No streaming. Em qualquer plataforma”, declarou.

A autora também criticou a forma como seu nome tem sido apresentado na atual exibição da novela na plataforma digital do canal. Segundo ela, o nome sequer aparece nos créditos do site, e na abertura da trama seu nome teria sido reduzido de tamanho. “Muito desrespeitoso”, afirmou.

Além da reparação financeira, Letícia Dornelles destaca que o processo tem um caráter simbólico. Para ela, o caso representa uma luta por respeito ao trabalho dos criadores. “Os autores precisam ser respeitados. Os atores também. É a nossa imagem, o nosso texto, a nossa dedicação integral para criar uma obra. É o nosso trabalho. […] No meu caso é por respeito. Paga-se pouco na reutilização dos nossos trabalhos. Eu ajo por respeito ao meu trabalho. E por respeito a um setor que é tão esculhambado”, afirmou à coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

Com passagens por grandes emissoras como Globo, SBT e Record, Letícia Dornelles foi colaboradora de novelas como Por Amor (1997) e Andando nas Nuvens (1999), ambas da Globo. Na Record, escreveu programas humorísticos protagonizados por Tom Cavalcante.

No SBT, Amigas e Rivais foi seu único trabalho como autora titular. A novela teve desempenho abaixo do esperado em sua exibição original, levando o canal a cortar mais de 70 capítulos já gravados. No entanto, quando reprisada em 2010 na faixa vespertina, a trama surpreendeu, alcançando médias de 8 pontos no Ibope da Grande São Paulo, resultado raro para o horário na emissora. Os capítulos cortados anteriormente foram reintegrados na reprise.

A emissora afirmou, por meio de nota enviada à imprensa, que ainda não foi oficialmente notificada sobre a ação.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

sbt-prepara-o-fim-do-ta-na-hora-e-acelera-relancamento-do-aqui-agora-687f5c22836a7
o-visual-de-belo-para-defender-personagem-de-tres-gracas-687b8a43f23b3
thalia-volta-ao-sbt-nesta-segunda-687a72a252953
em-entrevista-a-record-edu-guedes-fala-sobre-a-luta-contra-o-cancer-687952987b421
reality-estrela-da-casa-volta-dia-25-com-novidades-na-globo-687955d59e3d1
sbt-surpreende-ao-anunciar-reprise-de-maria-do-bairro-687985da6de02
sbt-a-caverna-encantada-sera-exibida-as-17h-a-partir-de-segunda-21-68798a41a5be7
celso-e-estela-se-beijam-em-eta-mundo-melhor-6878bbf77195b
dona-de-mim-personagem-de-giovana-cordeiro-ressurge-na-trama-6878bd49a099b
Rolar para cima