Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho 

A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1, a mesma sinalização que ocorreu em junho. Com isso, as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a continuidade do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. 

“Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, explicou a Agência, em nota.
Bandeiras

Bandeiras Tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, diz a Aneel. 

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Grave doença de Bolsonaro impressiona médicos durante internação

Região

Invicto, Pompeia recebe Assis nesta quarta (17) em busca do título da Copa CIVAP 2025

Região

Pompeia recebe a Primeira-Dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, em evento especial nesta segunda-feira (15)

Marília

Primeira-dama do Estado visita projeto “Caminho para Capacitação” em Marília

Esportes

Fluminense é derrotado pelo Lanús na Argentina e terá que reverter no Maracanã

Marília

Prefeitura realiza 1º Marília World Connection