SAÚDE E INFRAESTRUTURA: Prefeitura anuncia início das obras do CAPS III 24 horas na zona Sul da cidade

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e de Infraestrutura, fará na manhã deste sábado (27) o anúncio do início das obras de construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III, que irá funcionar 24 horas.

O futuro CAPS ficará numa área de 7.000 metros quadrados e terá 740 metros quadrados de área construída, localizada no bairro Nova Marília III, zona Sul da cidade, compreendendo as ruas Ângelo Peres, Dr. Victor Gianvechio e Tenente Doraci Marques.

Carregando...
Carregando...

A construção do novo CAPS será em parceria com o Governo Federal num investimento total de R$ 2.228.022,91. O prazo para construção é de até 14 meses – a empresa vencedora do processo licitatório foi a JGM Estrutura e Construtora Ltda.

A cerimônia de anúncio do início das obras contará com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Vinicius Camarinha; o vice-prefeito Rogerinho; os secretários municipais Paloma Libanio (Saúde) e Johnny Mota (Infraestrutura); o presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde; entre outras.

NOVO RUMO

O CAPS III é um serviço especializado em saúde mental e na dependência química, que cuida do atendimento de pessoas com sofrimento psíquico intenso decorrente do uso de álcool e outras drogas, a fim de promover a reabilitação e reinserção na sociedade.

O futuro CAPS III vai mudar o rumo da saúde mental de Marília. Com o funcionamento 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, o paciente vai procurar a unidade em qualquer dia e horário, tendo um atendimento de qualidade.

Ele contará com até 12 leitos de acolhimento noturno, pois a pessoa poderá permanecer por até 10 dias em observação diurna e noturna, além de monitoramento dos casos graves, evitando a internação psiquiátrica.

O atendimento é oferecido por equipe multiprofissional e diversas intervenções podem ser desenvolvidas, inclusive com a articulação do cuidado com os territórios para se trabalhar a Redução de Danos, conforme a necessidade de cada caso.

Com a implantação desse serviço no município, o trabalho psicossocial poderá ser reorganizado, garantindo intervenção para a população dos diferentes territórios.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou a importância do novo CAPS. “Será um grande diferencial na saúde mental do município. É um passo fundamental para o cuidado com essas pessoas que enfrentam transtornos mentais. Agradeço ao Governo Federal por mais essa parceria e vamos continuar trabalhando forte para recuperarmos o protagonismo de Marília em todas as áreas.”

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou que a administração está cumprindo o compromisso de priorizar a saúde mental. “Marília atravessa uma nova fase, com o resgate da credibilidade política e, em apenas seis meses, o prefeito Vinicius já autorizou 12 obras somente na área da saúde. E o CAPS III dará todo suporte às pessoas que precisam desse serviço, com a gestão priorizando a saúde mental do nosso município.”

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Redes têm um ano para liberar bandeiras no vale-refeição e alimentação

Brasil

Ato na UFPA enterra simbolicamente combustíveis fósseis

Brasil

Empresas pagavam, em média, 15,8% mais a homens que a mulheres em 2023

Brasil

BB tem lucro de R$ 3,78 bi no terceiro trimestre, queda de 60,2%

Marília

Prefeitura de Marília amplia oferta de atividades esportivas gratuitas para a população

Brasil

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta