Defesa Civil de SP vai à ONU debater resiliência climática

Defesa Civil de SP vai à ONU debater resiliência climática

A Defesa Civil do Estado de São Paulo está participando da 8ª edição da Plataforma Global para Redução de Risco de Desastres (GP2025), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 2 e 6 de junho, em Genebra, na Suíça. O encontro é o principal fórum internacional voltado ao fortalecimento de políticas públicas para a prevenção e redução de riscos de desastres em todo o mundo.

Carregando...

Com o tema “Cada Dia Conta: Aja pela Resiliência Hoje”, a conferência destaca a urgência de acelerar ações que aumentem a resiliência das populações diante dos efeitos das mudanças climáticas e da intensificação de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos e secas prolongadas.

Organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), em parceria com o governo da Suíça, o evento reúne representantes de mais de 180 países. A GP2025 também marca o início da reta final para o cumprimento do Marco de Sendai, com diretrizes que seguem até 2030 e priorizam medidas eficazes de prevenção, integração entre setores e proteção das comunidades mais vulneráveis.

A presença da Defesa Civil no encontro reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da gestão de risco e de desastres. A comitiva está acompanhando os debates e participando de painéis técnicos que envolvem temas como sistemas de alerta precoce, financiamento para adaptação climática, soluções baseadas na natureza, urbanização segura e redução de deslocamentos causados por desastres.

“Participar deste fórum internacional é uma oportunidade estratégica para São Paulo. Estamos aqui para trocar experiências, apresentar avanços e buscar soluções que possam ser aplicadas em nosso estado, sempre com foco na preservação de vidas e na construção de comunidades mais resilientes”, afirma o coronel PM Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

As experiências e aprendizados trazidos da conferência devem subsidiar novas ações no estado, aprimorar as políticas públicas já em curso e ampliar o diálogo internacional em torno de soluções sustentáveis e inovadoras.

A GP2025 também prevê visitas técnicas e eventos paralelos com boas práticas de resiliência, demonstrando iniciativas locais de adaptação, tecnologia e governança aplicada à proteção de vidas.

Defesa Civil na ONU: Encontro é o principal fórum internacional voltado ao fortalecimento de políticas públicas para a prevenção e redução de riscos de desastres em todo o mundo

O post Defesa Civil de SP vai à ONU debater resiliência climática apareceu primeiro em Agência SP.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Parceria entre Prefeitura, Procon e Cejusc cria mutirões para negociar débitos municipais em Marília

Brasil

Após cancelamentos, Aeroporto de Congonhas opera normalmente hoje

Marília

SELJ fecha 2025 com expansão histórica, recorde de alunos e conquistas em nível estadual e nacional

Brasil

CNU 2: FGV muda horário de bancas de pessoas negras e com deficiência

Marília

Defesa Civil emite alerta para previsão de chuva forte neste fim de semana em Marília

Brasil

Bolsa sobe 0,99% e volta a superar os 160 mil pontos