Governo de SP apresenta megaobra do túnel Santos-Guarujá em roadshow europeu
O Governo de São Paulo está apresentando a especialistas e investidores estrangeiros um dos principais projetos de infraestrutura do estado: a ligação imersa Santos-Guarujá. Nesta quarta-feira (23), durante o segundo dia de reuniões e encontros do roadshow pela Europa, o governador Tarcísio de Freitas detalhou a proposta do túnel ligando as duas cidades da Baixada Santista a empresas holandesas especializadas em túneis e em infraestruturas subterrâneas. A obra, de 1,5 km de extensão, tem leilão de parceria público-privada (PPP) agendado para 1º de agosto.
LEIA MAIS: Governo de SP sanciona lei que autoriza PPP das Travessias Hídricas e apresenta iniciativa a investidores europeus
Durante esta rodada de reuniões, realizada em Amersfoort, na Holanda, o projeto foi apresentado para as empresas TEC Tunnel e Immontec. “Todas as empresas com quem nos reunimos nestes primeiros dias na Holanda vêm demonstrando muita disposição em relação ao projeto do túnel Santos-Guarujá. A cada conversa percebemos o quanto eles estão estudando essa obra com profundidade. Os encontros com os investidores holandeses foram fundamentais para nos atualizarmos de acordo com o mercado e aperfeiçoarmos nosso projeto. Nosso objetivo é proporcionar um leilão competitivo, atraindo os melhores players do mundo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A ligação Santos-Guarujá contará com faixas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões, por meio de concessão patrocinada com prazo de 30 anos, pela qual a empresa vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do sistema. Cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos serão gerados durante as obras.
A missão internacional do Governo de São Paulo segue até o fim desta semana e obedecerá paradas na Dinamarca e na Noruega, em reuniões com empresas como Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S. A comitiva ainda tem na agenda uma visita técnica às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, que ligará a Dinamarca e a Alemanha e é referência global em projetos desse tipo.
O post Governo de SP apresenta megaobra do túnel Santos-Guarujá em roadshow europeu apareceu primeiro em Agência SP.