A Galeria de Artes de Marília abrirá suas portas para a exposição Fragmentos da Covid-19, realizada pelo coletivo Relatos de Uma Pandemia (RUP), entre os dias 8 de fevereiro e 1º de março de 2025. A mostra reúne um conjunto de fotografias de João Carvalho, Rodrigo Alcântara e Wellington Oliveira (Índio), produzidas entre 2020 e 2022, com o objetivo de documentar os impactos da pandemia de coronavírus na cidade de Marília.
Com a inauguração (vernissage) marcada para o dia 8 de fevereiro, às 16h, o público poderá explorar um rico acervo visual que aborda diferentes aspectos da crise sanitária através de quatro eixos temáticos: isolamento social, testagem em massa, internações e mortes, e a vacinação. As imagens também destacam momentos marcantes, como ações de solidariedade, protestos pela reabertura do comércio e manifestações pela preservação da vida, além de homenagear os trabalhadores que enfrentaram a pandemia na linha de frente.
“Fragmentos da COVID-19” busca não apenas retratar um dos momentos mais desafiadores da história recente, mas também preservar a memória coletiva e oferecer uma reflexão sobre as experiências vividas pela população local durante a crise global. Mais do que uma documentação histórica, a exposição é uma homenagem às vítimas da COVID-19 e aos profissionais que se dedicaram incansavelmente ao combate ao vírus.
A mostra é gratuita e poderá ser visitada nos seguintes horários: terças a sextas, das 9h às 17h, e sábados, das 13h às 17h. A Galeria de Artes de Marília está localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, Marília/SP.
A realização da exposição é financiada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura.
Leia mais O Mariliense