Um terremoto de magnitude 5.3 na escala Richter foi registrado na madrugada desta segunda-feira (26) em Portugal, sendo sentido nas cidades de Lisboa, Porto e Setúbal. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sismo ocorreu às 5h11 (horário local), com epicentro localizado a 60 km a oeste de Sines, no Oceano Atlântico, a uma profundidade de 10,7 quilômetros.
A Proteção Civil informou que, apesar do forte tremor, não houve registro de vítimas ou danos expressivos. Esse foi o sismo mais intenso sentido em Portugal desde 1969. O abalo sísmico foi seguido por três réplicas de menor intensidade, variando entre 0.9 e 1.2 na escala Richter.
As autoridades, incluindo o presidente da República e o primeiro-ministro em exercício, estão monitorando a situação de perto. A Proteção Civil destacou que, devido à magnitude do tremor, não foi necessário ativar planos especiais de emergência. A população foi orientada a manter a calma e seguir as instruções das autoridades.
Relatos de moradores indicam que o tremor foi percebido em várias regiões, desde o Alentejo até Coimbra, com um caso isolado de possível fissura em um edifício em Sesimbra sendo investigado.
Por fim, leia mais O Mariliense