João Pinheiro é condenado por estelionato, mas segue na disputa eleitoral em Marília

O empresário e candidato a prefeito de Marília pelo PRTB, João Pinheiro, foi condenado por estelionato pela Justiça de Marília. A sentença, proferida na última terça-feira (6), ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A decisão foi do juiz Fabiano da Silva Moreno, da 3ª Vara Criminal, que determinou uma pena de dois anos e seis meses de reclusão. No entanto, essa pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e doação de dez salários mínimos a uma entidade assistencial.

Carregando...

Na sentença, o magistrado destacou: “Havendo prova nos autos suficiente a comprovar a autoria e a materialidade delitiva, bem como presente a tipicidade da conduta perpetrada, a condenação do réu nas penas do crime de estelionato é medida que se impõe”.

Detalhes da Acusação

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), o empresário teria vendido, mas não entregue, tanques de armazenamento de álcool e cabos elétricos que pertenciam a terceiros.

Os autos do processo revelam que a suposta vítima pagou “quase R$ 400 mil” pelos produtos, mas não recebeu nem as mercadorias, nem o reembolso. O caso está em tramitação na 3ª Vara Criminal desde 2018, com o inquérito policial sendo concluído apenas em 2020, após vários pedidos de extensão de prazo.

Em janeiro de 2024, a defesa de João Pinheiro tentou um habeas corpus no TJ-SP, mas o pedido foi negado. O empresário deveria ter prestado depoimento na fase final da instrução penal. A defesa solicitou a absolvição, argumentando “falta de provas” e classificando o caso como um “mero desacerto comercial”.

Mesmo após a condenação, João Pinheiro continua com sua campanha para a Prefeitura de Marília.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Região

Patrulha Rural realiza quase 200 atendimentos em Pompeia e é elogia por produtores locais

Marília

Homem em situação de rua é procurado após invadir casa, agredir morador e roubar carro em Marília

Brasil

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

Região

Tornado “landspout” se forma em zona rural de Oscar Bressane

Região

Menor foge de internação, rouba carro e perseguição policial vai de Lins até Marília