João Pinheiro é condenado por estelionato, mas segue na disputa eleitoral em Marília

O empresário e candidato a prefeito de Marília pelo PRTB, João Pinheiro, foi condenado por estelionato pela Justiça de Marília. A sentença, proferida na última terça-feira (6), ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A decisão foi do juiz Fabiano da Silva Moreno, da 3ª Vara Criminal, que determinou uma pena de dois anos e seis meses de reclusão. No entanto, essa pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e doação de dez salários mínimos a uma entidade assistencial.

Na sentença, o magistrado destacou: “Havendo prova nos autos suficiente a comprovar a autoria e a materialidade delitiva, bem como presente a tipicidade da conduta perpetrada, a condenação do réu nas penas do crime de estelionato é medida que se impõe”.

Detalhes da Acusação

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), o empresário teria vendido, mas não entregue, tanques de armazenamento de álcool e cabos elétricos que pertenciam a terceiros.

Os autos do processo revelam que a suposta vítima pagou “quase R$ 400 mil” pelos produtos, mas não recebeu nem as mercadorias, nem o reembolso. O caso está em tramitação na 3ª Vara Criminal desde 2018, com o inquérito policial sendo concluído apenas em 2020, após vários pedidos de extensão de prazo.

Em janeiro de 2024, a defesa de João Pinheiro tentou um habeas corpus no TJ-SP, mas o pedido foi negado. O empresário deveria ter prestado depoimento na fase final da instrução penal. A defesa solicitou a absolvição, argumentando “falta de provas” e classificando o caso como um “mero desacerto comercial”.

Mesmo após a condenação, João Pinheiro continua com sua campanha para a Prefeitura de Marília.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Prefeitura inicia preparativos do Natal Solidário e do Natal Iluminado

Brasil

IBGE: 391 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil

Marília

Planejamento Urbano faz consulta pública para liberação de área para construção de casas

Região

Unidades de Saúde de Pompeia promovem ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama

Brasil

Brasil tem 5,42% das crianças indígenas sem certidão de nascimento

Marília

Ecoponto da zona Sul sofre ação de vandalismo, e Prefeitura avalia novo local com maior segurança