Sucesso dos doramas impulsiona o interesse dos brasileiros pela cultura sul-coreana, aponta estudo

Foto:Divulgação JTBC

Se você é um amante do streaming, com certeza, já deve ter notado o boom de séries e filmes asiáticos em plataformas como Netflix, Prime Vídeo e Max. Conhecidas popularmente como “doramas”, essas produções são derivadas da palavra “drama”, em japonês, mas abrangem obras cinematográficas da região leste e sudeste da Ásia.

No Brasil, os “k-dramas”, produzidos na Coréia do Sul, são os mais populares, e estão sendo responsáveis por impulsionar a importação da cultura do país. Conhecida como “Hallyu”, essa tendência foi analisada pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, que levantou as principais buscas feitas pelos brasileiros na internet sobre o tema.

De acordo com o estudo, o termo “dorama” foi pesquisado 110 mil vezes no último mês, registrando um aumento de 305,9% nos últimos quatro anos. Já a questão “o que é dorama” contou com 40.5 mil buscas, um crescimento de 820,5% no mesmo período, e “melhores doramas” 27.1 mil pesquisas (+310.6%). A capital da Coreia do Sul, “Seul” , teve 33.1 mil pesquisas (+22.1%) e o termo “coreano” 110 mil (+21,5%).

“É fascinante ver como filmes e séries têm o poder de despertar o interesse das pessoas em mergulhar de cabeça em outras culturas, entendendo-as de forma mais profunda e significativa. A influência dos Estados Unidos no Brasil é um belo exemplo disso. Impulsionada pelo cinema de Hollywood, vimos a proliferação de franquias de fast food, a disseminação da música e muitos outros aspectos da cultura americana deixando sua marca por aqui. E, por meio dos doramas, a Coreia do Sul também está conseguindo atrair os olhares para sua cultura”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Com o aumento dessa popularidade, outros termos relacionados à cultura sul-coreana passaram a despertar o interesse dos brasileiros. “Taekwondo”, arte marcial originada no país, contou com 90.5 mil buscas em março, registrando um crescimento de 123,5 % nos últimos quatro anos. Termos relacionados aos cuidados com a pele também tiveram aumento durante o período: Skin care corena (+247,1%) e K-Beauty (+26,1%). Além disso, a procura por “produtos coreanos” teve um aumento de 20,8%.

No entanto, entre as curiosidades sobre o país, a culinária, muito evidenciada na trama dos doramas, ganha destaque. “Kimchi”, um acompanhamento feito a partir de hortaliças fermentadas, registrou 49.5 mil buscas em março (um aumento de 49,5% nos últimos quatro anos). O “soju”, uma bebida alcoólica bastante popular no país, teve 49.5 mil buscas (+234,5%).

O “tteokbokki”, bolinhos de arroz cozidos em um molho picante e adocicado, alcançou 27.1 mil de pesquisas (+124%). O “kimbap”, similar ao sushi japonês, mas recheado com uma variedade de ingredientes como arroz, legumes, ovo cozido, carne e/ou peixe, teve 18.1 mil buscas (+311,4%). E o “jajangmyeon”, macarrão de trigo cozido em um molho espesso e escuro à base de feijão preto fermentado, obteve 9.9 mil buscas (+50%).

Com o aumento do interesse pelos pratos típicos do país, a busca por “restaurantes coreanos” também cresceu entre os brasileiros. No último mês, foram feitas 22.2 mil buscas pelo termo na internet, um aumento de 1068,4% nos últimos quatro anos.

“Os espectadores assistem às personagens saboreando tal alimento e também querem vivenciar aquilo. Por isso, eles procuram saber o que é o prato, sua receita e até restaurantes que fazem a refeição. À medida que o boom dos “doramas” continua, é provável que mais brasileiros se encantem com a riqueza cultural da Ásia e se envolvam cada vez mais com essa forma única de entretenimento”, finaliza Casagrande.

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