Nebulização contra a dengue em bairros da zona Norte é antecipada para que serviços não sejam prejudicados pelas chuvas

A programação de nebulização contra a dengue que está sendo realizada em bairros da zona Norte de Marília foi antecipada. A ação teve início na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, portanto, inicialmente, o novo ciclo deveria começar nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, ou seja, após um período de sete dias. No entanto, devido a uma possível necessidade de adiamento por causa da chuva e para não perder a janela de sete dias, o novo ciclo de nebulização iniciará já nesta segunda-feira, dia 26.

A nebulização contra a dengue, usando equipamento acoplado a veículo – conhecido pela sigla NAV, é um serviço da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do Governo do Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir das 19h30, a passagem da NAV ocorreu pela área verde (ver no mapa), que compreende o bairro Prolongamento Palmital, Jardim Lavínia e Castelo Branco, todos na zona Norte.

Na continuidade, nesta terça-feira, dia 27, a área verde (ver no mapa) receberá a NAV de combate à dengue também a partir das 19h30. A seleção envolve a região do bairro Jânio Quadros, Aniz Badra e Jardim Sasazaki. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito – a exemplo de César de Almeida e Alcir Raineri – e terá o serviço na quarta, dia 28 de fevereiro, igualmente a partir das 19h30.

Em caso de chuva, o serviço pode ser adiado, já que essas intempéries atrapalham a dispersão do produto e diminuem sua eficácia contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue. “O inseticida precisa permanecer no ar por pelo menos 30 minutos para ser espalhado e atingir a todo o imóvel, matando os mosquitos que tiverem contato com essa névoa. Com a chuva, as partículas do veneno ficam mais pesadas e caem ao chão logo após serem nebulizadas. Além disso, com a chuva não dá para manter janelas e portas abertas para que a nebulização atinja os ambientes da casa onde o mosquito fica escondido”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental de Marília, Vivian Funai.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Veja também...

29-07 Unidade móvel da PRF começa atendimentos de saúde infantil7
oi1
DANILO DA SAUDE EVENTO
CARRETA FRF
MERCADO LIVRE EMPREGO
COLETA LACIO
motociclista morto na joao ramalho
SEBRAE PONTENCIAL NEGRA
MERCADO LIVRE
Rolar para cima