Coluna: Lições do Jardim, por Cláudia Bento

Numa manhã ensolarada com a minha neta, algo simples, mas significativo aconteceu em nosso pequeno universo familiar. Uma atividade cotidiana transformou-se numa metáfora de vida, oferecendo lições inesperadas.

Despretensiosamente, junto com minha neta, decidimos plantar girassóis no jardim da nossa nova casa. Com as sementes em mãos, lá fomos nós duas. Durante o plantio, tivemos grandes conversas. Até minhocas foram sugeridas para ajudar na ventilação das sementes. É importante frisar que estas sementes foram oferecidas pelo CAPS de Pompeia, como parte da campanha “Setembro Amarelo” do ano passado.

Após algumas semanas de espera, a Ana Clara me indagava constantemente: “Vó, já nasceu?”. Confesso que não acreditava que teríamos êxito em nosso empreendimento. No entanto, com o passar dos dias e, principalmente, no tempo certo, as plantinhas começaram a se mostrar para nós com um vigor inegável. E como cresceram! Agora, como podemos perceber nas fotos, estamos prestes a ver o tom amarelo ouro surgir neste jardim verde e comprido. Toda a família já pergunta: “E os girassóis da Ana Clara?”. Pois bem, estão florindo. Alguns já me disseram: “Que pena, não é? Só florescem uma única vez!”. Outra pessoa me disse: “Olha, você terá muitas novas sementes! Conseguirá novos plantios!”.

Estou feliz, e minha neta também. Por que escrever isso tudo aqui? Vamos às conclusões:

1. Se você tem sementes, não deixe de plantá-las. Tantas vezes deixamos coisas de lado e não nos arriscamos. Esquecemos que podemos mais e que, mesmo demorando, colheremos resultados.

2. A espera é fundamental! Não se esqueça disso. Nem tudo chega no momento em que queremos, mas chega. Portanto, alegre-se com a chegada e não reclame da espera.

3. Assim como a natureza, somos feitos de ciclos: nascemos, crescemos, florescemos, produzimos sementes e morremos. Aproveite cada etapa da sua vida com vigor.

4. Cada um tem sua individualidade, suas características, e não deixa de ser um girassol! Floresça como você é.

5. Como não acreditar que existe um Deus maravilhoso que cuida de nós o tempo todo? Gente, olhem como Ele cuida das plantas!

Desejo a todos uma ótima semana.

Coluna: Cláudia Bento

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima