A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou em outubro o número de equipes de Saúde da Família, aumentando a cobertura da atenção primária na cidade. O Município obteve o credenciamento no Ministério da Saúde de mais seis equipes completas para a cidade (Portaria GM/M nº 1.580), passando de 44 para 50 equipes em atuação. Somadas às oito UBSs, se eleva para 58 equipes de atenção primária distribuídas entre as 46 unidades de saúde (locais físicos).
“As seis novas equipes vão atuar como segundas equipes das unidades JK, São Miguel, Costa e Silva, Bandeirantes, Jardim Maracá e CDHU/São Bento, complementando a cobertura territorial das unidades”, informou a enfermeira da Equipe de Apoio à Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Thaís de Moura Leatti. A estratégia em que o Médico de Família se insere na promoção de saúde primária, é a forma de atuação.
Como define o médico de família da USF Vila Nova, Dr. José Fittipaldi Neto, “o médico de família tem um potencial de auxílio à saúde maior para a população, pois ele não fica só no relato de consultório, ele fica é inserido no território, envolvido com seus pacientes, participando da realidade, analisando, prevendo, orientando a população a manter ou melhorar a saúde, em vez de focar apenas no tratamento das doenças que chegam no posto de saúde”, declarou o especialista em medicina de família pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
O médico e secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira destaca que o aumento da atenção primária é uma meta do plano plurianual do município. “Conseguimos cumprir com essas metas, ampliando o cuidado oferecido à população e também aumentando o repasse federal para a saúde municipal”, ressaltou.
O prefeito Daniel Alonso parabenizou todos os médicos da família que atuam na rede municipal e considerou fundamental o desempenho das equipes de saúde para o recente êxito da cidade no ranking nacional das melhores cidades para envelhecer. “Marília vem construindo o seu legado em vários setores e em áreas estratégicas, como a saúde e o cuidado ao envelhecimento. Tudo isso tem a dedicação de homens e mulheres que trabalham pela qualidade de vida da nossa população. Tudo isso tem a dedicação da nossa gestão, que vem alicerçando todo o crescimento do Município. Parabéns aos médicos e médicas da família pela sua data”, concluiu o chefe do Poder Executivo.